Igreja Batista Nacional

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum da Igreja Batista Nacional de Areia Branca-RN


    Criacionismo Bíblico

    Djean
    Djean
    Membro Ativo


    Mensagens : 46
    Data de inscrição : 15/07/2009

    Criacionismo Bíblico Empty Criacionismo Bíblico

    Mensagem  Djean Seg Ago 03, 2009 4:56 pm

    Criacionismo: Teoria que explica a origem dos seres vivos por criação. Ela é contrária a chamada evolução espontânea (evolucionismo).

    Criação:
    é o nome que se dá à formação do universo e dos seres vivos. A necessidade de buscar explicações para sua própria origem levou ao surgimento de teorias que deram origem a algumas religiões.

    Os Conceitos

    O criacionismo, como idéia geral, se caracteriza pela oposição, em diferentes graus, às teorias darwinistas sobre fenômenos relacionados à origem do universo, da vida e da evolução das espécies.

    No entanto, deve ser feita a distinção entre ser adjetivado como "criacionista" e "acreditar em criação divina" simplesmente: existem até mesmo aqueles que aceitam as teorias evolucionistas ao mesmo tempo em que acreditam que estas descrevam o método com que seu Deus tenha criado todas as coisas, estes não são chamados de "criacionistas", mas de "evolucionistas teístas".
    Há, dentre os criacionistas cristãos, os que apóiam radicalmente a idéia da criação em sete dias literais. Outros aceitam a idade da Terra, ou até mesmo do universo defendida pela ciência evolucionista, mas mantendo ainda posições conflitantes com a teoria darwinista. São apelidados "criacionistas da terra Antiga". Já o "evolucionismo criacionista", já citado, defende a idéia que a Bíblia da margem a Origem da Vida e criação, dizendo que Deus deu origem à vida através da evolução – o que é um tanto discrepante com a visão Teocêntrica.

    Os criacionistas trabalham basicamente em argumentos para tentar refutar evidências evolucionistas acreditam ter. Entre os diversos grupos criacionistas há:

    Neocriacionismo
    - Também chamado de Design inteligente, corrente surgida por volta de 1920 nos EUA, defende a idéia de que houve influência de uma entidade inteligente na criação dos seres vivos. Grupos religiosos desta corrente têm lutado para incluir este ensino nas escolas em pé de igualdade com o ensino da evolução. Os evolucionistas a consideram apenas o criacionismo clássico travestido de pseudociência para poder ser ensinado nas escolas, assim foi considerado em decisão judicial pelo juiz John Jones, que proibiu seu ensino em escolas públicas.

    Criacionismo Clássico
    - Quanto à difusão do criacionismo clássico, segundo uma pesquisa do Instituto Gallup veiculada pela Folha SP, 90% dos norte-americanos acreditam em um Deus criador, sendo que 45% acham que a criação ocorreu exatamente como o livro do Gênesis descreve. A pesquisa mostra que entre os membros da Academia Nacional de Ciências americana, 10% expressam crença num deus, o que não significa necessariamente que sejam criacionistas. A maioria é evolucionistas teístas, como Francis Collins, que deixa claro seu repúdio tanto ao criacionismo quanto ao design inteligente em seu livro "The Language of God: A Scientist Presents Evidence for Belief" (publicado em Julho de 2006). Várias religiões possuem diferentes visões do criacionismo, como o cristão,
    muçulmano, hindu, etc.


    Argumentos neocriacionistas

    Apesar da predominância de correntes evolucionistas nos meios acadêmicos, alguns cientistas tornaram-se notados por defenderem o criacionismo clássico, que envolve a crença num criador, entre eles citamos como uma excelente referência o Prof. Adauto Lourenço.

    Note-se, contudo, que a Ciência não pode tratar de assuntos de fé, mas apenas daquilo que é observável e passível de experimentação. Aqui reside uma grande vantagem do criacionismo em detrimento do evolucionismo, pois a teoria de Darwin não pode ser reproduzida em laboratório – isso faz de Darwin
    apenas um teórico e não um cientista. (A propósito, o único diploma de Darwin era o de Teologia, não é irônico?)

    Um cientista pode defender princípios religiosos ou ideológicos, mas esses princípios religiosos ou ideológicos não passam a ser científicos por serem
    defendidos por um cientista. Os argumentos de pessoas pertencentes a comunidade científica em favor do criacionismo apontam para a organização e exatidão das leis naturais. Esta visão dá uma imagem que se parece com aquela proposta pelo protestante Isaac Newton, ao comparar o mundo a um mecanismo que evidencia um projeto inteligente e sobrenatural.

    As novas tendências científicas têm, contudo, levado a uma diferente visão do universo, menos determinista e mecanicista. É comum dar como exemplo a distância propícia entre o Sol e a Terra, que permite temperaturas amenas que possibilitam a continuidade da vida - é interessante verificar que este mesmo argumento é utilizado pelos evolucionistas para referir o caráter excepcional da posição da Terra, não para uma suposta "continuidade"(palavra que implica a idéia de um projeto ou um plano para a Criação), mas para a sua emergência e evolução.

    Os Criacionistas acreditam que o universo foi criado do nada (ou "ex nihilo", termo em latim mais sofisticado) e só então as leis que regem o universo passaram a vigorar.

    A complexidade e organização estrutural das formas mais simples de matéria viva são apontadas pelos criacionistas como prova de uma criação determinada e não a conseqüência evolutiva de um caldo orgânico primordial desorganizado. De fato, a probabilidade matemática de que a vida tenha surgido espontaneamente de uma sucessão de eventos casuais numa ordem específica é considerada por alguns matemáticos pequena demais, quase impossível mesmo!

    O método que permite recriar um organismo a partir de fragmentos do seu corpo (um dente fossilizado, por exemplo) é duramente criticado pelos criacionistas que consideram abusivas as conclusões como a apresentação de antepassados do Homo sapiens com traços simiescos. Até hoje o que foi apresentado mesmo não passou de fósseis de macacos.

    Fraudes nos trabalhos e pesquisas envolvendo fósseis (como o 'Homem de Orce', ou o 'Homem de Piltdown') têm mostrado as falhas e falcatruas da teoria evolutiva. Na verdade essas fraudes colocariam em xeque qualquer outra teoria, mas a da evolução tem sobrevivido, mas por “milagres” do que por comprovações científicas.

    Alguns criacionistas questionam também experiências, relacionadas à demonstração da seleção natural, como aquela relativa às mariposas cujas cores foram influenciadas pelas mudanças advindas da Revolução Industrial. Nesse caso especificamente, apontam falhas irrisórias na metodologia como confirmação de que não existiria seleção natural. Isso implica na defesa de espécies absolutamente fixas.

    Um dos principais argumentos dos criacionistas baseia-se na refutação da geração espontânea. Louis Pasteur e John Tyndall demonstraram experimentalmente que micróbios não se originam espontaneamente, conforme alguns supunham ser possível, ao final do século XIX. Estendendo os resultados destes experimentos, argumenta-se que foi provado que nenhum mecanismo pode gerar vida de qualquer matéria sem vida. Como evidência, aponta-se que nenhum experimento foi capaz de demonstrar o contrário, a despeito de várias décadas de tentativas.

    Não há prova científica de que a vida tenha (ou alguma vez poderia ter) vindo a existir a partir de matéria sem vida. Além disso, existem evidências substanciais de que a geração espontânea é impossível. Apenas DNA é conhecido como capaz de produzir DNA. Nenhuma interação química de moléculas tem ao menos chegado perto de produzir esse código ultra-complexo que é tão essencial a toda vida conhecida.

    Conclusão

    Para aqueles que irão reclamar que esta visão é crédula e banal, minha resposta é que é certamente superior à noção irracional de que um universo ordenado e complexo brotou acidentalmente do nada e se transformou por acaso na maravilha que é. O Criacionismo oferece as únicas explicações
    plausíveis, encontradas em qualquer lugar, sobre como nossa raça surgiu, de onde nosso senso moral se originou, e como podemos viver uma vida de fé no supremo criador dos céus e da Terra.

    Bibliografia:

    Site da Wikipedia (O texto foi adaptado);

    http://www.renascebrasil.com.br/f_criador3.htm

    http://www.christiananswers.net/portuguese/q-eden/origin-of-life-port.html

    J. MacArthur, Criação e Evolução, Ed. Cultura Cristã

    ___________________________________________________

      Data/hora atual: Sex Abr 19, 2024 1:45 am