Fórum da Igreja Batista Nacional de Areia Branca-RN


    Livros do pentateuco (Torá)

    Italo Thiago
    Italo Thiago

    Mensagens : 52
    Data de inscrição : 10/06/2009
    Idade : 29

    Livros do pentateuco (Torá) Empty Livros do pentateuco (Torá)

    Mensagem  Italo Thiago em Sex Ago 07, 2009 2:47 pm

    Génesis

    Primeiro livro da Bíblia. Narra acontecimentos, desde a criação do mundo, na perspectiva judaica (o chamado "relato do Génesis"), passando pelos Patriarcas hebreus, até à fixação deste povo no Egipto, depois da história de José. Génesis é o inicio´, é o principio da criação dos ceús, da terra, da humanidades e de tudo quando existe vida, todos os seres. Escrito por Moisés.

    Êxodo

    O livro conta a história da saída do povo de Israel do Egipto, onde foram escravos durante 400 anos. Narra o nascimento, a vida e o ministério de Moisés diante do povo de Israel, bem como o estabelecimento da Lei e a construção do Tabernáculo. Mostra o início de um relacionamento entre o povo recém-saído do Egito e Deus através de uma aliança proposta pelo próprio Deus. É a organização do judaísmo.O livro conta a história da saída do povo de Israel do Egipto, onde foram escravos durante 400 anos. Narra o nascimento, a vida e o ministério de Moisés diante do povo de Israel, bem como o estabelecimento da Lei e a construção do Tabernáculo. Mostra o início de um relacionamento entre o povo recém-saído do Egito e Deus através de uma aliança proposta pelo próprio Deus. É a organização do judaísmo.

    Levítico

    Basicamente é um livro teocrático, isto é, tem caráter legislativo; apresenta em seu texto o ritual dos sacrifícios, as normas que diferenciam o puro do impuro, a lei da santidade e o calendário religioso entre outras normas e legislações que regulariam a religião.

    Números

    Este livro é de interesse histórico, pois fornece detalhes acerca da rota dos israelitas no deserto e de seus principais acampamentos. Pode ser dividido em três partes:

    * O recenseamento do povo no Sinai e os preparativos para retomar a marcha (1-10:10). O capítulo 6 relata o voto de Nazireu.
    * A história da jornada do Sinai até Moabe, o envio dos espiões e o relato que fizeram, e as murmurações (oito vezes) do povo contra as dificuldades do caminho (10:11-21:20).
    * Os eventos na planície de Moabe, antes da travessia do Jordão (21:21-cap. 36).

    Deuteronômio

    Contém os discursos de Moisés ao povo, no deserto, durante seu êxodo do Egito à Terra Prometida por Deus. Os discursos contidos nesse livro, em geral, reforçam a idéia de que servir a Deus não é apenas seguir sua lei. O título provém do grego e quer dizer: Segunda Lei, ou melhor, Repetição da Lei. Em êxodo, Levítico e Números, as leis foram dadas, conforme a necessidade da ocasião, a um povo acampado no deserto. Em Deuteronômio, essas leis foram repetidas a uma geração que, dentro em breve, moraria nas casas vilas e cidades da terra prometida.


      Tópicos similares

      -

      Data/hora atual: Qua Ago 21, 2019 10:21 pm