Igreja Batista Nacional

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum da Igreja Batista Nacional de Areia Branca-RN


    Introdução

    Willamy David
    Willamy David


    Mensagens : 94
    Data de inscrição : 08/06/2009

    Introdução Empty Introdução

    Mensagem  Willamy David Qua Mar 10, 2010 11:53 am

    Introdução

    É indispensável a qualquer Cristão o estudo sobre a Palavra de Deus. A compreensão dos fatos bíblicos nos leva a entender melhor o que Deus deseja comunicar. Um dos pontos mais interessantes da Bibliologia é saber como a Bíblia chegou até nós; é impressionante a forma como foi escrita, trazida e preservada até os dias de hoje.

    A Bíblia é um livro inspirado por Deus, escrita por homens de várias culturas e profissões; escribas, sacerdotes, reis, profetas, poetas, pescador, coletor de impostos, médico etc. a escreveram. Isso é um grande milagre! Muitos são os autores e, ainda sim, notamos a unidade em seu conteúdo.

    Os textos bíblicos foram copiados e recopiados em diversos idiomas de geração em geração, em hebraico, aramaico, grego... Enfim, até chegar a nós. Encontra-se traduzida em mais de 1000 línguas e dialetos.

    A Bíblia é composta de 66 livros, 1.189 capítulos e 31.173 versículos.

    É interessante observar que os textos bíblicos fazem alusão ao que é terreno e humano, Deus fala em linguagem humana para que o homem possa compreender. Temos referências a países, plantas, mares, rios, costumes, raças, línguas etc. E ainda, para melhor entendimento, encontramos nela a presença de antropopatismos (atribuição de sentimentos humanos a Deus, tais como: arrependeu-se o Senhor, a ira de Deus e outros) e antropomorfismos (atribuição de formas humanas a Deus, como: os olhos de Deus, a mão do Senhor etc.).

    Vejamos os aspectos que a Bibliologia aborda nas Escrituras Sagradas:

    • Sua estrutura: divisão, classificação dos livros, capítulos, versículos, particularidades e tema central;
      A Bíblia como livro divino;

    • O Cânon;

    • A preservação e tradução;

    • História geral da Bíblia, incluindo o período interbíblico, e outros auxílios, como: geografia bíblica, usos e costumes, sistemas de medida, peso e moeda, história das nações antigas, estudo dos personagens e dificuldades bíblicas.

      Data/hora atual: Sáb Abr 27, 2024 12:55 am