Igreja Batista Nacional

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum da Igreja Batista Nacional de Areia Branca-RN


2 participantes

    A evolução não é uma teoria científica

    Italo Thiago
    Italo Thiago


    Mensagens : 52
    Data de inscrição : 10/06/2009
    Idade : 33

    A evolução não é uma teoria científica Empty A evolução não é uma teoria científica

    Mensagem  Italo Thiago Qui Jun 11, 2009 6:54 pm

    Considera-se em Ciência, que para uma hipótese ser cientificamente válida ele deve ser Falseável, ou Testável. O que significa que deve ser possível demonstrar que ela está correta ou não.
    Por Exemplo: Se alguém afirmar que há uma bolinha rosa dentro de uma gaveta, posso verificar se é verdade,
    constatando ou não a existência da bolinha lá. Essa é uma hipótese testável. Mesmo se alguém afirmar que a bolinha é invisível, essa hipótese continua testável, pois eu posso detectar a bolinha de
    outras formas que não sejam minha visão. Mas se for dito que a bolinha além de invisível é intangível e indetectável por qualquer meio, então a hipótese se torna não testável. Poderia até ser verdade, mas como não é possível provar, ou reprovar isso, a hipótese se torna Não Falseável, e consequentemente inútil, não fazendo diferença que seja verdade ou não, além de causar um Paradoxo, pois se é impossível perceber a bolinha, como a pessoa pode saber e afirmar que ela está lá?. Hipóteses que não possam ser verificadas não são então científicas. Assim fica claro em relação ao evolucionismo que esse é indiscutivelmente o mais problemático e muitas vezes, com o perdão da palavra, mais falso de todos os argumentos dos Criacionistas pois não há evidências da evolução, não é preciso nem apelar para fósseis, basta observar os animais na natureza em graus de evolução.
    avatar
    Rubens
    Novato(a)


    Mensagens : 1
    Data de inscrição : 17/03/2010
    Idade : 34

    A evolução não é uma teoria científica Empty Resposta...

    Mensagem  Rubens Qua Mar 17, 2010 9:01 pm

    Bom, não pretendo validar ou não a teoria evolucionista, mas apenas fazer uma análise sobre suas concepções científicas. Primeiramente, não limite suas reflexões a bolinhas, elas sempre falham. Depois, As proposições que não podem ser verificáveis não são necessariamente excluídas da análise científica. O pensamento não é algo empiricamente verificável. Todavia, as análises filosoficas continuam no âmbito científico (\o/), apesar de por vezes questionada. Se uma pessoa tenta explicar a realidade através de suas observações podemos prejulgar que está certa ou errada mesmo sem analisar sua validade. Afinal, todos observamos a realidade de aspectos diferenciados. Não posso dizer a um cego que o mundo é totalmente escuro (mas é o que ele vê!). Quem estaria errado? NInguém, pois a epistemologia científica define uma teoria como o conjunto de conhecimentos organizados para tentar explicar a realidade e isso é APARENTEMENTE o que se pode constatar. Da mesma forma dizer que porque não observo uma ação esta não exista. Não estou defendendo o evolucionismo, mas vamos pensar. Será que vemos a ação do intemperismo modelando as rochas ou o afastamento das placas tectônicas? A olho nu não. O que quero falar é que se dizer que uma ação, como a evolução, está acontecendo, dizer que porque não podemos ver ela não está acontecendo. Existem mais de 10 planos dimensionais, então não importa o que eu veja, isso nunca me revelará nada sobre a realidade. Dizer que não vejo uma ação não é um bom argumento para uma evolucionista. Entretanto, não devemos nos preocupar com isso, pois, se coloco a religião na mesma perspectiva que você colocou a evolução (para uma análise científica), podemos dizer também que ela não existe, pois não pode ser manipulada para se obter dados. Não precisamos de análises científica, pois elas não existem. Tudo, TUDO na vida trata-se de uma questão de crença, eu acredito ou não. Bom, por não ter tanto tempo na internet retenho-me à esta rápida análise sobre ciência. Desculpe qualquer coisa, é que me divirto muito pensando sobre. Até outrora. Paz.
    Italo Thiago
    Italo Thiago


    Mensagens : 52
    Data de inscrição : 10/06/2009
    Idade : 33

    A evolução não é uma teoria científica Empty Re: A evolução não é uma teoria científica

    Mensagem  Italo Thiago Qui Mar 18, 2010 9:27 am

    Primeiramente não estou me limitando quando uso o exemplo da bolinha, é um exemplo pratico e objetivo e simples para compreensão dos demais, segundo não entendi quando você cita: “elas sempre falham”, acho que você está totalmente equivocado no que se refere ao meu exemplo, como você diz: “As proposições que não podem ser verificáveis não são necessariamente excluídas da análise científica”, concordo com você, mas quero que você leia novamente e atentamente o tópico e veja da seguinte forma: não disse que ela se torna totalmente excluída, mas sim quando digo que é intangível e indetectável por qualquer meio, então a hipótese se torna não testável. Poderia até ser verdade, mas como não é possível provar, ou reprovar isso, a hipótese se torna Não Falseável, só quero deixar claro que a teoria não se torna totalmente excluída, mas sim, a mesma não se torna cientifica pelo fato de não haver evidencias do evolucionismo, se há alguma por favor me diga quero saber! Como você bem diz: “NInguém, pois a epistemologia científica define uma teoria como o conjunto de conhecimentos organizados para tentar explicar a realidade e isso é APARENTEMENTE o que se pode constatar”, pois é, concordo plenamente principalmente a essa palavra: “APARENTEMENTE”. PROVE-A, só assim ela pode se tornar cientificamente testável, mesmo provando-a ela ainda seria nula para mim, isso é uma opinião pessoal minha, prefiro acreditar cegamente no que Deus nos revela através da bíblia, com isso você pode me questionar porque então eu posto estes tópicos sobre evolucionismo se para mim não faz a menor diferença, te digo: só para mostrar os pontos falhos do evolucionismo, se não leu, leia o restante dos tópicos sobre evolucionismo, com certeza você irá gostar, olhe o quanto é falho.
    Desculpe pela demora para responder, só vi sua postagem agora!
    Qualquer opinião expressa é de total responsabilidade minha, não atingindo a seriedade ou a credibilidade do Forum.


    Última edição por Italo Thiago em Seg Mar 22, 2010 3:21 pm, editado 1 vez(es)
    Italo Thiago
    Italo Thiago


    Mensagens : 52
    Data de inscrição : 10/06/2009
    Idade : 33

    A evolução não é uma teoria científica Empty Re: A evolução não é uma teoria científica

    Mensagem  Italo Thiago Qui Mar 18, 2010 10:07 am

    Só quero frisar o sentido: como não é possível provar, ou reprovar isso, a hipótese se torna Não Falseável, e consequentemente inútil, não fazendo diferença que seja verdade ou não, além de causar um PARADOXO!

    Então, a sua postagem não está coerente com o topico, isso é facil de ver, muito claro para qualquer pessoa que as leia, antes que você me questione sobre esses pensamentos cientificos, desde já, deixo claro que minha fé não está fundamentada em provas cientificas!
    A ciência está em constante mutação, hoje se fala uma coisa, amanhã se prova o contrario, devemos está fundamentados em Deus e no que Ele nos revela.

    Conteúdo patrocinado


    A evolução não é uma teoria científica Empty Re: A evolução não é uma teoria científica

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sáb Abr 27, 2024 2:51 pm