Dificuldade
Temos como verdade que a eternidade é uma natureza existente no Deus Criador, ou seja, o Senhor sempre existiu, não teve princípio e nem terá fim. Todavia, tal princípio nos leva a uma controvérsia, pois a bíblia, em Colossenses 1.15, no tocante a Cristo, diz: “primogênito de toda a criação”. Ora, a palavra primogênito significa “aquele que foi gerado antes”; logo, se Jesus foi gerado, quer dizer que ele foi criado, e se foi criado, como ele é Deus? Como entender essa aparente contradição?
Resposta
Para entender, vamos analisar com atenção e minúcia o versículo de Colossenses no qual aparece o termo “primogênito”. Antigamente, em virtude das leis da sucessão, o primogênito recebia a maior parte da herança e, no caso das famílias reais, tornava-se rei. Ou seja, era o que possuía praticamente todos os direitos do pai. Aproximadamente no século II a.C., a palavra “primogênito” não dava idéia literal de geração ou nascimento. Ela significava autoridade que transcorre do herdeiro legítimo. E é com esse intuito que se aplica a Jesus, pois ele detinha/detém toda autoridade e poder de Deus. Sendo assim, o referido termo não dava sentido de nascido no tempo, mas o de herdeiro supremo.
Lendo mais adiante a carta aos colossenses (Cl 2.9), o apóstolo Paulo relata: “porquanto, nele, habita, corporalmente, toda a plenitude da divindade”. Evidentemente o autor não iria se contradizer, portanto o termo “primogênito” não anula a eternidade de Jesus. Ele é Deus!
Temos como verdade que a eternidade é uma natureza existente no Deus Criador, ou seja, o Senhor sempre existiu, não teve princípio e nem terá fim. Todavia, tal princípio nos leva a uma controvérsia, pois a bíblia, em Colossenses 1.15, no tocante a Cristo, diz: “primogênito de toda a criação”. Ora, a palavra primogênito significa “aquele que foi gerado antes”; logo, se Jesus foi gerado, quer dizer que ele foi criado, e se foi criado, como ele é Deus? Como entender essa aparente contradição?
Resposta
Para entender, vamos analisar com atenção e minúcia o versículo de Colossenses no qual aparece o termo “primogênito”. Antigamente, em virtude das leis da sucessão, o primogênito recebia a maior parte da herança e, no caso das famílias reais, tornava-se rei. Ou seja, era o que possuía praticamente todos os direitos do pai. Aproximadamente no século II a.C., a palavra “primogênito” não dava idéia literal de geração ou nascimento. Ela significava autoridade que transcorre do herdeiro legítimo. E é com esse intuito que se aplica a Jesus, pois ele detinha/detém toda autoridade e poder de Deus. Sendo assim, o referido termo não dava sentido de nascido no tempo, mas o de herdeiro supremo.
Lendo mais adiante a carta aos colossenses (Cl 2.9), o apóstolo Paulo relata: “porquanto, nele, habita, corporalmente, toda a plenitude da divindade”. Evidentemente o autor não iria se contradizer, portanto o termo “primogênito” não anula a eternidade de Jesus. Ele é Deus!
Fonte: STROBEL, Lee. Em defesa de Cristo. 1ª Ed. São Paulo, Vida, 2001
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