Igreja Batista Nacional

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum da Igreja Batista Nacional de Areia Branca-RN


3 participantes

    Primogênito de toda a criação

    Willamy David
    Willamy David


    Mensagens : 94
    Data de inscrição : 08/06/2009

    Primogênito de toda a criação Empty Primogênito de toda a criação

    Mensagem  Willamy David Sáb Ago 08, 2009 1:47 pm

    Dificuldade

    Temos como verdade que a eternidade é uma natureza existente no Deus Criador, ou seja, o Senhor sempre existiu, não teve princípio e nem terá fim. Todavia, tal princípio nos leva a uma controvérsia, pois a bíblia, em Colossenses 1.15, no tocante a Cristo, diz: “primogênito de toda a criação”. Ora, a palavra primogênito significa “aquele que foi gerado antes”; logo, se Jesus foi gerado, quer dizer que ele foi criado, e se foi criado, como ele é Deus? Como entender essa aparente contradição?

    Resposta

    Para entender, vamos analisar com atenção e minúcia o versículo de Colossenses no qual aparece o termo “primogênito”. Antigamente, em virtude das leis da sucessão, o primogênito recebia a maior parte da herança e, no caso das famílias reais, tornava-se rei. Ou seja, era o que possuía praticamente todos os direitos do pai. Aproximadamente no século II a.C., a palavra “primogênito” não dava idéia literal de geração ou nascimento. Ela significava autoridade que transcorre do herdeiro legítimo. E é com esse intuito que se aplica a Jesus, pois ele detinha/detém toda autoridade e poder de Deus. Sendo assim, o referido termo não dava sentido de nascido no tempo, mas o de herdeiro supremo.

    Lendo mais adiante a carta aos colossenses (Cl 2.9), o apóstolo Paulo relata: “porquanto, nele, habita, corporalmente, toda a plenitude da divindade”. Evidentemente o autor não iria se contradizer, portanto o termo “primogênito” não anula a eternidade de Jesus. Ele é Deus!





    Fonte: STROBEL, Lee. Em defesa de Cristo. 1ª Ed. São Paulo, Vida, 2001
    .
    avatar
    calvinista1
    Novato(a)


    Mensagens : 1
    Data de inscrição : 20/04/2012

    Primogênito de toda a criação Empty Re: Primogênito de toda a criação

    Mensagem  calvinista1 Ter Ago 14, 2012 11:12 am

    Eu acrescentaria apenas que, a meu ver, a expressão "primogénito da criação" deve ser entendida por contraposição a uma outra usada em Col.1:18.Aqui Paulo usa a expressão "primogénito dos mortos",se bem que esta expressão não signifique que Jesus tenha sido o primeiro a ressuscitar, porque outras ressureições houve antes da de Jesus(lembremos apenas a ressureição de Lázaro),nem sequer o 1º a ressuscitar sem voltar a conhecer a morte (há o caso de Moisés) em Lucas 9:30-33, onde tudo parece indicar que tanto Moisés quanto Elias possuíam corpos glorificados:"apareceram com glória" vers.31.Portanto a expressão "promogénito" ao que tudo indica,exprime a preeminência e a supremacia de Jesus tanto em face da Criação da qual ele é Autor (Atos 3:15),como garantia e causa eficiente da ressureição de todos (João 5:26-29) .
    Jaime_Dias
    Jaime_Dias
    Novato(a)


    Mensagens : 1
    Data de inscrição : 19/06/2013
    Idade : 69

    Primogênito de toda a criação Empty Primogênito de toda a criação

    Mensagem  Jaime_Dias Qua Jun 19, 2013 11:46 pm

    Olá irmão calvinista 1,

    Quando as Escrituras apresentam Cristo como "o primogênito de toda a criação" (Cl. 1:15)," elas não se limitam a manifestá-lo apenas como “o primeiro” de toda a criação vivente; mas dá a preeminência a Ele também, dentre a criação morta, conforme expressou o apóstolo Paulo:

    1Co. 15:20 Mas de fato Cristo ressuscitou dentre os mortos, e foi feito as primícias dos que dormem.

    -A dificuldade p/ entender isso!
    A Julgar pela ótica do irmão, de que Jesus não poderia ser "o primeiro a ressuscitar dentre os mortos” em comparação com as outras ressurreições antes Dele, é realmente difícil de ser entendido.

    -A facilidade p/ entender isso!
    No entanto, julgando mais a miudamente pela ótica das Escrituras, veremos que verdadeiramente o Senhor foi “o primeiro – as primícias” a ressuscitar dentre os mortos. Pois, Elas apresentam a sua ressurreição, como a única e incomparável, em cinco quesitos bíblicos:
    1. Nem um outro morto ressuscitou com “as chaves da morte e do inferno”! Ap. 1:18

    2. Nem um outro morto ressuscitou e vive para todo o sempre! Ap.1:18

    3. Nem um outro morto ressuscitou e recebeu, não somente o nome de justo ou santo; mas, imaculado e incontaminado (1Pe. 1:19), Filho de Deus (Rm.1:4); Senhor e Cristo (At. 2:16); príncipe da nossa salvação (At.5:31), Deus. Hb.1:8

    4. Nem um outro morto resgatou do inferno, antes de sua ressurreição, “os do cativeiro”!

    5. E finalmente, nem um outro morto semente de mulher, adentrou diante de Deus no céu, “no primeiro dia” de sua ressurreição”, levando cativo o cativeiro!

    Ef. 4:
    8  Por isso diz: Subindo ao alto, levou cativo o cativeiro, e deu dons aos homens.
    9  Ora, isto—ele subiuque é, senão que também antes tinha descido às partes mais baixas da terra?
    10  Aquele que desceu é também o mesmo que subiu acima de todos os céus, para cumprir todas as coisas.

    Principalmente por este último quesito, que o Senhor foi feito “as primícias dos que dormem - o primogênito dentre os mortos” (ver lei das primícias Lv. 23:9-23). Voltando a terra, ao oitavo dia em Galiléia (Jo. 20:26), dizendo aos seus discípulos:

    “E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É ME DADO TODO O PODER NO CÉU E NA TERRA.” Mt. 28:18

    Espero ter contribuído...

    Abraços,
    Jaime Dias

    Conteúdo patrocinado


    Primogênito de toda a criação Empty Re: Primogênito de toda a criação

    Mensagem  Conteúdo patrocinado

      Tópicos semelhantes

      -

      Data/hora atual: Dom Abr 28, 2024 2:39 am