Igreja Batista Nacional

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum da Igreja Batista Nacional de Areia Branca-RN


2 participantes

    Você ja nasceu de novo?

    Bruno
    Bruno


    Mensagens : 89
    Data de inscrição : 12/06/2009
    Idade : 34

    Você ja nasceu de novo? Empty Você ja nasceu de novo?

    Mensagem  Bruno Seg Set 21, 2009 2:51 pm

    REGENERAÇÃO

    Nesse estudo vamos entender:
    O que é nascer de novo.
    O que não é nascer de novo.
    O que acontece na vida daqueles que são nascidos de novo.

    João CAPÍTULO 3

    1 E HAVIA entre os fariseus um homem, chamado Nicodemos, príncipe dos judeus.
    Nicodemos era um fariseu. A partir do que lemos no capítulo 3, bem como suas aparições subseqüentes no Evangelho de João, podemos concordar que ele é melhor do que o fariseu típico. Mas ainda assim, é a partir desse pano de fundo e dessa mentalidade que ele vem inquirir Jesus. Também, podemos assumir que ele é pelo menos exteriormente religioso, que ele é respeitado pelas pessoas, e muito instruído. Mais tarde na passagem, Jesus até mesmo o chama de “o mestre de Israel” (v. 10,NASB). Mas há mais sobre ele. O versículo 1 também se refere a ele como “uma autoridade entre os judeus”. Isso significa que ele é um membro do Sinédrio, o supremo concílio entre os judeus. O concílio era presidido pelo sumo sacerdote, e tinha jurisdição religiosa, civil e criminal sobre as pessoas. Certamente, seu poder era limitado enquanto Israel estava sob o domínio das nações estrangeiras em vários momentos na história, mas sua autoridade era, todavia, considerável. Entre seus poderes e deveres, o concílio era responsável por investigar e tratar com aqueles que eles suspeitavam ser falsos profetas e hereges. Outros personagens do Novo Testamento que também era membros do Sinédrio incluíam José de Arimatéia (Marcos 15:43) e Gamaliel (Atos 5:34).
    Em adição, algo que João escreve em outro lugar sugere que Nicodemos deveria ser um homem rico. Nicodemos também aparece nos capítulos 7 e 19 desse Evangelho. No capítulo 19, após Jesus ter morrido na cruz, Nicodemos acompanha José de Arimatéria para sepultar o corpo de Jesus. O versículo 39 diz: “Nicodemos levou cerca de trinta e quatro quilos de uma mistura de mirra e aloés”. Somente um homem rico poderia trazer tudo aquilo, e como certo erudito comenta, Nicodemos trouxe tamanha quantidade de mirra e aloés que é como se ele estivesse preparando um sepultamento real.


    2 Este foi ter de noite com Jesus, e disse-lhe: Rabi, bem sabemos que és Mestre, vindo de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele.
    3 Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.

    Nesse verso Jesus usa as palavras, na verdade,na verdade. Essas expressões são utilizadas por Jesus quando ele quer falar algo muito importante.Essa em especial é uma grande instrução que nos ajudará bastante, ela é uma das base para entendermos a salvação bíblica, Jesus diz qual a condição para vermos o reino dos céus, só existe uma forma de ir para o céu. E muitos pensam que essa forma é praticando boas obras, indo a uma igreja e ate o fato de se levantar às mãos, atendendo a um apelo, o levarão para o céu. Porém essa é uma perigosa mentira que satanás tem colocado no coração de muitas pessoas. Para podermos ver o reino dos céus precisamos nascer novamente. Cristo não disse que vai nos transformar num homem “melhor” e disse que é necessário um novo nascimento pra vermos o reino dos céus.
    A primeira coisa que devemos entender é que nunca conseguiremos com a nossa própria força nascemos novamente, você já viu alguém que fez-se nascer com suas próprias forças? È lógico que não, nos nunca conseguiremos com nossos próprios esforços tornarmo-nos novas Criaturas, somos incapazes de tal ato, somos miseráveis, nascidos em pecado, maus por natureza(Romanos 5 : 12) (Salmos 51 : 5) (Isaías 59 : 4) (Isaías 59 : 4).
    Mas talvez você se pergunte o que é nascer de novo?
    Nascer de Novo é o mesmo de ser gerado novamente ("Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo que, segundo a sua grande misericórdia, nos gerou de novo para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos," (I Pedro 1 : 3)) A bíblia diz que foi Deus que nos gerou de novo, daí podemos entender uma coisa; a regeneração não tem nenhuma parte do humana, ela é monergistica, somente o Espírito Santo Age em nossas vidas fazendo-nos novas Criaturas. Na regeneração eu recebo uma nova disposição,antes a minha vontade era escravizada pelo pecado (RM 6.14),porém quando sou nascido novamente minha vontade é glorificar a Deus (I Coríntios 10 : 31) Na regeneração o domínio do pecado começa a ser destruído, e a alma passa a ser ajustada para o uso do Senhor. A cada dia meu desejo em Glorificar a Deus é renovado, e é esse mesmo desejo (só que completo) que sentiremos no céu. Nosso prazer estará somente em Deus. Então imaginemos uma pessoa que em sua vida terrena se dedicou apenas em satisfazer sua carne, a direção da sua vida era dada pelo mundo, e o seu senhor era satanás. Se casa acontecesse (que não acontecerá) de um homem desse Chegar La no céu, como um homem desse reagiria? Ele não encontraria os seus amigos ímpios, ele não poderia pecar, ele não iria ter maus pensamentos, só haveria gloria para Deus e não para ele. É lógico se uma pessoa dessa se pelo menos ver o reino dos céus, pediria pelo amor de Deus, pra que aquela visão fosse encerrada.Pois ela não foi nascida de novo.

    4 Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer?
    O verso 5 deixa claro que Nicodemos mesmo sendo mestre da lei não entendeu o que é nascer de novo, Muitas pessoas não entendem o que é nascer de novo elas pensam que por levantarem a mão em uma apelo feito de forma comovente por um pregador as salvarão da ira de Deus,ops! Que ira? Se eles não falam da verdade por completo do evangelho. As pessoas pensam por fazerem uma oração ditada por um ministro,que muitas vezes falam coisas que não sentem. Ouça a apresentação típica do evangelho nos dias de hoje. Você vai ouvir os pecadores serem persuadidos com palavras como:
    . . “aceite Jesus Cristo como seu Salvador pessoal”;
    . . “convide Jesus para entrar em seu coração”;
    . . “convide a Cristo para entrar em sua vida”,
    . . ou “decida por Cristo”.
    Você pode estar tão habituado a ouvir essas frases que irá se surpreender em saber que nenhuma delas se baseia em terminologia Bíblica. Elas são produtos de um evangelho diluído. (John MacArthur)

    5 Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.

    O homem precisa nascer do Espírito pra entrar no reino dos céus. Porém o que é nascer do Espírito? Ser Nascido do Espirito é ser transformado por completo, é ter ser um homem espiritual (Colossenses 3:2), Uma pessoa nascida de novo, ou seja, regenerada, não comete o pecado como um hábito. Não peca mais com seu coração, sua vontade e toda a sua inclinação natural, como o faz a pessoa não-regenerada. (1 Jo 3.9; 5.18). Uma pessoa nascida de novo, ou seja, regenerada, crê que Jesus Cristo é o único Salvador por intermédio de quem sua alma pode ser perdoada; crê que Ele é o ser divino que Deus, o Pai, designou para este propósito e que, além dele, não existe outro Salvador. Em si mesmo, o indivíduo regenerado não vê nada, exceto indignidade; mas em Cristo a pessoa nascida de novo contempla o fundamento para a mais plena confiança e, confiando nEle, ela crê que seus pecados foram todos perdoados. (1 Jo 5.1). A pessoa nascida de novo, ou seja, regenerada, vive em santidade. Esforça-se para viver de acordo com a vontade de Deus, praticar aquilo que O agrada e evitar aquilo que Ele odeia. (1 Jo 2.29). Uma pessoa nascida de novo, ou seja, regenerada, tem um amor especial por todos os discípulos de Cristo. Assim como seu Pai, que está no céu, o indivíduo regenerado ama todos os homens com um grande amor geral, mas possui um amor especial por aqueles que têm o mesmo entendimento dele. (1 Jo 3.14). Uma pessoa nascida de novo, ou seja, regenerada, não torna a opinião do mundo seu padrão do que é certo ou errado. Ele não se preocupa em andar na direção contrária aos caminhos, opiniões e costumes do mundo. “O que os outros dirão?” não será uma questão importante para ele. O regenerado vence o amor ao mundo. Ele não encontra prazer nas coisas que muitos ao seu redor chamam de felicidade. (1 Jo 5.4). Uma pessoa nascida de novo, ou seja, regenerada, é muito cuidadosa a respeito de sua própria alma. Ela se esforça não somente para manter-se limpa do pecado, mas também de tudo que possa induzi-la a praticá-lo. É cuidadosa a respeito de suas companhias. Sente que más conversações corrompem o coração e que é mais fácil apegarmo-nos ao mal do que ao bem. O nascido de novo é cuidadoso no que se refere ao uso de seu tempo; seu maior desejo é utilizá-lo com proveito. (1 Jo 5.18 - ARC).

    6 O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito.

    João lembra Nicodemos que há duas categorias básicas de realidade, ou dois reinos de existência. Eles são a carne e o espírito, e cada um dá nascimento segundo a sua espécie, de forma que a carne produz carne e o espírito produz espírito. Esse sendo o caso, uma pessoa que é nascida da carne tem a vida da carne, mas ela não tem nenhuma vida espiritual. Ela pode melhorar a carne, educar a carne, e disfarçá-la, mas ainda é carne, e permanece espiritualmente sem vida e impotente. Não importa o que você faça com a carne, você não pode torná-la em espírito. Em outras palavras, a diferença entre carne e espírito não é uma de grau, mas uma de tipo ou categoria. Portanto, não importa, como a questão retórica no versículo 3 sugere, que um homem passe por um segundo nascimento da carne. Ele poderia fazer isso milhares de vezes e ainda permaneceria sendo carne. Ele ainda não teria nenhuma vida espiritual. Para haver vida espiritual, ele deve ser nascido do Espírito.

    7 Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo.

    A incapacidade do homem em vir a cristo: Vocês vêem uma mulher com seu bebê em seus braços. Coloque uma faca em suas mãos, e ordene-a que apunhale esse bebê no coração. Ela replica, e mui verdadeiramente: "Eu não posso". Agora, no que se refere ao seu poder corporal, ela possui, se quisesse; há uma faca, e há uma criança. A criança não pode resistir, e ela possui suficiente força em sua mão para imediatamente cravar a faca em seu coração. Porém, ela está completamente correta quando diz que não pode fazê-lo. Ela pode pensar em matar seu filho como um mero ato da mente, e ainda assim diz que lhe é impossível pensar semelhante coisa; e não fala falsamente quando assim diz, porque sua natureza de mãe não lhe permite fazer algo ante o qual toda a sua alma se revolta. Simplesmente porque ela é mãe daquele menino, sente que não pode matá-lo. E assim ocorre com o pecador. O vir a Cristo é tão odioso para a natureza humana que, ainda que no que diz respeito às forças mentais e físicas (e estas não tem senão uma mui pequena ação na salvação), os homens poderiam vir se quisessem: é estritamente correto dizer que não podem nem querem, a menos que o Pai que enviou a Cristo lhes traga. Deixe-nos entrar um pouco mais profundamente na questão, e tentar mostrar no que consiste esta inabilidade do homem, em suas mais minuciosas particularidades.
    O homem está morto no pecado por ele esta morto não pode vim a cristo,como pode um morto andar?e andar a cristo? (Sl58.3:Jr 17.9:MT15.18-20:IIPD 2.14:JO 5.40:JO 3.19-21:JO 6.44)


    8 O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito.

    Aquele que é nasci do Espírito tem sua vida guiada por Deus, por isso ele vai pra onde Deus.
    9 Nicodemos respondeu, e disse-lhe: Como pode ser isso?

    Nicodemos ainda não tinha entendido.
    10 Jesus respondeu, e disse-lhe: Tu és mestre de Israel, e não sabes isto?

    Mesmo ele sendo mestre de Israel, com todo conhecimento adquirido ao longo de sua vida, não sabia compreender o relato feito por Jesus.Não era falto de inteligência ou conhecimento, sua nessidade era nascer de Novo pra poder entender.
    11 Na verdade, na verdade te digo que nós dizemos o que sabemos, e testificamos o que vimos; e não aceitais o nosso testemunho.
    11 Se vos falei de coisas terrestres, e não crestes, como crereis, se vos falar das celestiais?
    Jesus encerra seu discurso.

    Comentário: A regeneração é uma nova vida, e para que essa nova vida venha a nascer é preciso que haja uma morte, a morte da carne. O negar a si mesmo, o morre para você e um viver para cristo. Portanto você não tem mas domínio sobre a vida que você leva,pois ela não é sua e sim de Cristo que comprou ela pelo seu sangue que foi derramado para que nossos pecados fossem perdoados. .
    Regeneração
    • Somente a regeneração pelo Espírito de Deus persuade os homens a virem a cristo (I PD 1.20-21)
    • Qualquer um que tenha nascido de novo pelo Espírito de Deus pode entender a bíblia (I Coríntios 2 : 14)
    • O Homem antes da regeneração estava escravizado no pecado.(Rm 6.6-17)
    • O homem se torna filhos de Deus(no sentido familiar)na regeneração.Aqueles que crêem já foram regenerados (João 1 : 12-13)
    • São novas criaturas. "Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo." (II Coríntios 5 : 17)

    Considerações
    Definição de regeneração
    A Segunda Confissão Helvética diz: “Na regeneração, o entendimento é iluminado pelo Espírito Santo, para que possa compreender os mistérios e a vontade de Deus. E a vontade em si mesma não somente é mudada pelo Espírito, mas também é dotada de habilidades, de modo que, por iniciativa própria, possa querer e fazer o bem”. E cita como prova Romanos 8.4; Jeremias 31.33; Ezequiel 36.27; João 8.36; Filipenses 1.6, 29; 2.13. Charnock disse: “A regeneração é uma mudança imensa e poderosa realizada na alma pela obra eficaz do Espírito Santo, na qual um princípio vital, um novo comportamento, a Lei de Deus e uma natureza divina são colocados e formados no coração, capacitando a pessoa a agir com santidade, de um modo que agrada a Deus, e fazendo-a crescer nisto para a glória eterna”. O Dr. Thomas Scott cita, e aprova, outra definição, mas não revela o nome do autor. Ele disse: “A regeneração pode ser definida como uma mudança realizada pelo poder do Espírito Santo no entendimento, na vontade e nas afeições de um pecador, o que consiste no início de um novo tipo de vida e dá outra direção à sua opinião, aos seus desejos, às suas buscas e à sua conduta”.
    O Dr. Witherspoon disse: “O novo nascimento envolve uma mudança total; alcança a pessoa por inteiro, não alguma particularidade, mas toda a pessoa, sem exceção”.

    Segundo a Bíblia, é impossível que o crente regenerado venha perder sua salvação
    Mas eu roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça; e tu, quando te converteres, confirma teus irmãos. (LC 22.32) “a obra intercessora de Jesus garante o sustento da fé regenerada”.
    5. Perseverança dos salvos. Alguns preferem dizer “perseverança do Salvador”. Nada há no homem que o habilite a perseverar na obediência e fidelidade ao Senhor. O Espírito é quem persevera pacientemente, exercendo misericórdia e disciplina, na condução do crente. Quando ímpio, estava morto em seu pecado, e ressuscitou: Cristo lhe aplicou Seu sangue remidor, e a graça salvífica de Deus infundiu-lhe fé para crer em Cristo e obedecer a Deus. Se todo o processo de salvação é obra de Deus, o homem não pode perdê-la! Segundo a Bíblia, é impossível que o crente regenerado venha perder sua salvação. Poderá pecar e morrer fisicamente (I Co. 5:1-5). Os apóstatas nunca nasceram de novo, jamais se converteram. Is. 54:10; João 6:51; Rom. 5:8-10; 8:28, 32, 34-39; 11:29; Fil. 1:6; 2 Tess. 3:3; Heb. 7:25.
    Visão errada da regeneração
    Muitas pessoas hoje pensam que em responder a um apelo isso regenera a elas,porém isso é um grande engano que tem sido cada vez mais frequente nos dias de hoje.A regeneração esta ligada a um novo nascimento ,este ocorre do alto,Deus em sua infinita misericordia,com o seu muito amor com que nos amou,atraves do consolador que seu filho enviou, somos regenerados,a regeneração nos coloca na familia de Deus. Você lembra como as multidões seguiam, fisicamente, a Jesus até que Ele começou a pregar algumas verdades impopulares? Então, as multidões deram meia-volta (João 6:66) Por quê? Não foram elas a Cristo com seus pés? Sim, mas não é este o modo de vir a Cristo que é necessário para a salvação. Cristo disse: "Todo aquele que o Pai me dá, esse virá a mim; e o que vem a mim, de modo nenhum o lançarei fora" (João 6:37). E novamente Ele disse: "Ninguém pode vir a mim se o Pai que me enviou não o trouxer" (João 6:44). Em nenhuma destas oportunidades Jesus estava falando do movimento físico dos pés.
    A verdade da regeneração
    A pregação bíblica declara que os homens não são renascidos pela vontade da carne, nem da vontade do, homem, mas de Deus (João 1:13). A Bíblia é clara em declarar que os homens podem ser regenerados somente pela atuação do Espírito Santo. Verdadeiro arrependimento e fé salvadora vêm como o resultado do novo nascimento e nunca como a causa desta grande transformação. O arrependimento e fé são os atos de homens regenerados, não de homens mortos em pecados (Efésios 2:1-5). Contudo, Deus não age em nosso lugar; Ele não crê por nós; e, certamente, Ele não pode se arrepender por nós - Ele não tem pecados dos quais deva arrepender-se. Nós devemos confiar em Cristo pessoal, intelectual e voluntariamente, para a salvação. Somos salvos segundo a misericórdia: “Não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo," (Tito 3:5)
    CarlosB
    CarlosB
    Novato(a)


    Mensagens : 13
    Data de inscrição : 01/02/2012

    Você ja nasceu de novo? Empty Re: Você ja nasceu de novo?

    Mensagem  CarlosB Sáb Fev 04, 2012 7:04 am

    Olá, Bruno.
    Bruno, quando alguém vai acabar de ler e entender o teu texto, já Jesus veio? Rssss, estou a brincar! No entanto, o texto é demasiado longo, o que dificulta o entendimento e acaba por confundir e perder-se o objectivo. Porém, o que escreveste achei bem!

    Só um comentário:

    O novo nascido não peca nunca mais, (a tradução que diz: que o que nascido de Deus não peca habitualmente, está errada) porque na nova criatura não há essa capacidade de pecar, nem sequer de desejar pecar. Pois nela está o Espírito, a natureza, os pensamentos de Cristo, ela querer pecar era como Cristo querer pecar. Pois todos os vestígios do homem carnal desapareceram para sempre, e agora quem vive nele é Cristo, e a nova criatura agora vive, existe e move-se nele, por ele, e para ele, sendo feitos á imagem de Jesus, tendo a sua pureza, justiça e santidade.


    E uma árvore boa não pode dar mau fruto, mas dizer que peca ás vezes, é dizer que a árvore boa também pode produzir mau fruto. Mas como Paulo diz: o que eu (homem interior) não quero, isso faço (homem exterior), logo não sou eu (por minha escolha, meu consentimento), mas o pecado que está em mim (carne). Mas se eu faço um só pecado com o meu consentimento, por escolha de coração, então já não há sacrifício que me possa libertar do pecado, e estou perdido para sempre. E assim provei que não nasci de novo.

    Seja como for, gostei da tua exposição. Queira Deus que possamos falar sobre o evangelho.

    Paz!
    CarlosB
    CarlosB
    Novato(a)


    Mensagens : 13
    Data de inscrição : 01/02/2012

    Você ja nasceu de novo? Empty Re: Você ja nasceu de novo?

    Mensagem  CarlosB Qui Mar 01, 2012 3:26 pm

    Visitem-nos no site:
    http://www.igrejadoseleitos.com/

    Conteúdo patrocinado


    Você ja nasceu de novo? Empty Re: Você ja nasceu de novo?

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sáb Abr 27, 2024 6:48 pm