Igreja Batista Nacional

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum da Igreja Batista Nacional de Areia Branca-RN


3 participantes

    O jovem rico

    avatar
    Convidad
    Convidado


    O jovem rico Empty O jovem rico

    Mensagem  Convidad Sex Mar 12, 2010 6:30 pm

    Tenho minhas razões para crer que a Graça pode ser resistida. Como exemplo, quero citar o jovem rico.

    Tá, vamos analisar a passagem (Mc 10.21,22):

    E Jesus, olhando para ele, o amou e lhe disse: Falta-te uma coisa: vai, vende tudo quanto tens, e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, toma a cruz, e segue-me. Mas ele, pesaroso desta palavra, retirou-se triste; porque possuía muitas propriedades.

    A passagem mostra que Jesus o amou. Também o chamou; mas ele resistiu.

    Vamos aos questionamentos (essas informações peguei de outro fórum, arminianismo.com; apenas adaptei do meu jeito — algumas partes):

    - Se a Graça é Irresistível, como foi resistida?
    - Quem decidiu ou escolheu? Jesus ou o jovem?
    - Se ele não era um eleito, como então Jesus o amou e o chamou?
    - Deus ama aqueles que ele destina ao inferno?
    - Se ama, por que não quer salvá-los?

    Antes de Jesus chamá-lo (segue-me), o rico veio a ele; mas Jesus disse que ninguém vai a Ele se o PAI não o enviar.Então:
    .
    - Por que Deus enviaria um não escolhido procurar a vida eterna em Jesus, se foi ele mesmo que o destinou ao inferno?
    - Deus chama aqueles que não podem ir?!
    - Se Jesus disse: "Não lançarei fora aquele que vier a mim." Jesus lançou fora o rico?

    -----------------------------------------
    PS.: Galera, minha intenção não é criar um clima beligerante; mas é como diz as regras do fórum, que é um espaço criado para troca de idéias e experiências. Por favor, não me entendam mal.
    Bruno
    Bruno


    Mensagens : 89
    Data de inscrição : 12/06/2009
    Idade : 34

    O jovem rico Empty Re: O jovem rico

    Mensagem  Bruno Sex Mar 19, 2010 2:34 am

    Se a Graça é Irresistível, como foi resistida?

    Primeiro você tem que aprender o que é a graça irresistível, ela não quer dizer que o homem não pode resistir ao chamado, até por que em Atos 7:51 diz :"Homens de dura cerviz, e incircuncisos de coração e ouvido, vós sempre resistis ao Espírito Santo; assim vós sois como vossos pais." , Ela diz respeito ao que se encontra em Efesios 2. 1-2 " E VOS vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados, Em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência." É um renascimento que Deus faz nos Seus eleitos, eles estavam mortos espiritualmente e pessoas neste estado não podem ter nenhuma atitude boa, pois eles se encontram mortos em seus delitos e pecados. Sendo Assim a graça inresistivel significa que Deus quando quiser quebrar toda resistência do homem ele o faz, dessa forma o homem pode até resistir ao chamado, como fizeram os convidados das bodas(MT 22), porém se Deus agradar de Salvar aquelas vidas jamais elas poderam resistir, como aconteceu em lucas 14.23"E disse o senhor ao servo: Sai pelos caminhos e valados, e força-os a entrar, para que a minha casa se encha".
    Pois você acha quando Deus disse: haja luz(Gênesis 1 : 3), poderia não ocorrer como assim ele ordenou? Por isso quando Deus quiser, ele pode Quebrar toda resistência existente no homem.

    Quem decidiu ou escolheu? Jesus ou o jovem?

    Quem decidiu o quê? Se for não seguir a Jesus logicamente foi o jovem.

    Se ele não era um eleito, como então Jesus o amou e o chamou?

    1° com respeito ao Amor Deus, existe um amor que este é derramado sobre todas as pessoas, por exemplo em Mateus 5 : 45 "Porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons, e a chuva desça sobre justos e injustos." isso já é uma demonstração do imenso amor de Deus por todos. Porém Deus também é santo, e este é um atributo de Deus semelhante ao amor, ou você acredita como os teístas aberto os quais crêem que o maior atributo de Deus é o amor? Por Deus ser santo ele não vai admitir pecadores não arrependidos sendo Salvos. Deus ama em Santidade"Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos." (Romanos 8 : 29).
    2° com respeito ao Chamado, na verdade ali Jesus estava dando o exemplo para todos aqueles que o quisessem seguir, semelhante ao que fez em Mateus 16 : 24 "Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me;" , e esse Chamado não pode ser comparado ao feito a Pedro e André relatado em Mateus 4 18-21. Até por que "muitos são chamados, mas poucos escolhidos." (Mateus 20 : 16)

    Deus ama aqueles que ele destina ao inferno?

    Acredito que a resposta anterior responda essa também.

    Se ama, por que não quer salvá-los?
    Ai essa pergunta você faz a ele, pois com esse pensamento você deverá ser universalista, pois eu num faço a mínima ideia por que Deus não quer salvar a todos. E tanto Arminianos, quanto Calvinista concordam que apenas alguns serão salvos,os que estão em Cristo. essa pergunta ninguém sabe responder, pois a biblia não a responde , e eu não acredito que o livre-arbítrio consiga responder-la.

    Antes de Jesus chamá-lo (segue-me), o rico veio a ele; mas Jesus disse que ninguém vai a Ele se o PAI não o enviar
    Minha querida esse não é um problema teológico e sim uma falta de compreensão sobre interpretação de texto, quando Jesus diz que ninguém pode vir a ele se o PAI não o enviar, não estar dizendo que as pessoas não podem chergar perto de Jesus para fazer-lhe perguntas, olhe bem como o jovem rico foi até Jesus:

    • Achava se Bom

    • Atribuiu essa bondade a Jesus

    • Não sabia o que era verdadeira bondade

    • Achava-se guardador da lei

    • Apegado as coisas matérias

    • Não aceitou Seguir a Jesus

    O ir até Cristo é ter um coração quebrantado, humilde, é ser uma pessoas que estar disposta a tudo por Jesus, é justamente nesse sentido que a biblia se refere o a ir a Cristo, um abandono de todas as coisas que fazem a separação entre o individuo e ele. e o Jovem rico não foi com esse intuito, antes pelo contrario ele foi até Jesus para ver se ele tiraria algum novo ensinamento e não como o Messias da sua alma.

    Por que Deus enviaria um não escolhido procurar a vida eterna em Jesus, se foi ele mesmo que o destinou ao inferno?
    Na verdade como já virmos ele não foi até Jesus como salvador de Sua alma. Então essa sua hipótese não é valida.
    Deus chama aqueles que não podem ir?
    Essa pergunta não é valida também, pois vimos que o rico não recebeu o chamado eficaz de Deus.

    Se Jesus disse: "Não lançarei fora aquele que vier a mim." Jesus lançou fora o rico?

    Essa também pode ser descartada pois o Rico não foi enviado ao Filho pelo Pai.

    Meu conselho para você é procurar entender o quanto o pecado afetou todo o seu ser , torna,assim, você incapaz de ir até Cristo com suas próprias forças, não pense que existe algo de bom em você que te faça aceitar a Cristo, pois você é uma pecadora miserável e imunda, como diria J. Alleine, autor de um Guia seguro para o céu, "você é uma monte de lixo" ou como diria Jonathan Edwards "merecedora do inferno". Então tire esse pensamento humanista de sua mente, os quais exaltam a capacidade do homem de se salvar e torna Deus incapaz de Salvar o homem,mesmo ele querendo.
    avatar
    Thiago
    Novato(a)


    Mensagens : 2
    Data de inscrição : 02/04/2010
    Idade : 41

    O jovem rico Empty Re: O jovem rico

    Mensagem  Thiago Dom maio 09, 2010 3:41 pm

    Ninguem parou pra pensar numa simples coisa... Quem disse que o jovem nao fez o que Jesus disse num futuro proximo? ha dficuldade em deixar as riquezas na Terra, mas nao ha impossibilidade, a parabola mostra um contexto geral mas nao destina os atos do jovem rico.
    CarlosB
    CarlosB
    Novato(a)


    Mensagens : 13
    Data de inscrição : 01/02/2012

    O jovem rico Empty Re: O jovem rico

    Mensagem  CarlosB Dom Fev 05, 2012 6:12 pm

    Esta é a condição humana:

    1ª Corintios2:14Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.

    Não tendo o homem capacidade de aceitar Cristo, como poderia o rico escolher Jesus se não fosse por intervenção de Deus? E é isso que Jesus diz:

    João 6:44 - Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou o não trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia.

    Vês? Ninguém pode ir a Ele por decisão própria, isto ainda que te digam que foram eles que escolheram Jesus. Porém, o problema é que Jesus não o escolheu. E os que Jesus não lança fora são os que o Pai envia, não os que decidem seguir a Jesus. Logo o rico só seguiria a Jesus se fosse enviado pelo Pai.

    Conteúdo patrocinado


    O jovem rico Empty Re: O jovem rico

    Mensagem  Conteúdo patrocinado

      Tópicos semelhantes

      -

      Data/hora atual: Dom Abr 28, 2024 6:07 am