Estudo: Arrependimento
[size=18]No v. 2 João chama o povo ao arrependimento ,e o motivo pelo
qual devemos obedecer a esse chamado é
porque o reino dos céus é chegado.
Arrependei-vos: Outra tradução possível: Voltai a Deus. Lit.qual devemos obedecer a esse chamado é
porque o reino dos céus é chegado.
mudai vossa maneira de pensar, expressão que convida a uma mudança radical de
atitude em relação ao pecado e a um retorno a Deus. O mesmo verbo pode ser
traduzido por converter-se, mudar de atitude, abandonar o pecado.
Reino dos céus: Cf. Dn 2.44 e ver Reino de Deus naatitude em relação ao pecado e a um retorno a Deus. O mesmo verbo pode ser
traduzido por converter-se, mudar de atitude, abandonar o pecado.
Concordância Temática. Mateus, em geral, prefere a expressão reino dos céus,
enquanto a expressão reino de Deus é utilizada nos outros Evangelhos (cf., p.
ex., Mc 1.15; Lc 4.43). De acordo com o costume judaico, Mateus evita o uso
direto do nome divino.
enquanto a expressão reino de Deus é utilizada nos outros Evangelhos (cf., p.
ex., Mc 1.15; Lc 4.43). De acordo com o costume judaico, Mateus evita o uso
direto do nome divino.
V. 3 João é a voz que
clama no deserto,ele chama o povo a se consertarem a ajeitar os seus caminhos,a
consertarem suas vidas. Como esta sua vida agora? Será que você esta precisando
endireitar as veredas da sua vida.Será que assim como os Fariseus você acha que
tem uma vida aparentemente cumpridora da lei,e seu coração está podre. O pecado
reina em seu intimo.
A mensagem, recebida por muitos,
Apesar das dificuldades, vinculaconsertarem suas vidas. Como esta sua vida agora? Será que você esta precisando
endireitar as veredas da sua vida.Será que assim como os Fariseus você acha que
tem uma vida aparentemente cumpridora da lei,e seu coração está podre. O pecado
reina em seu intimo.
A mensagem, recebida por muitos,
três aspectos inseparáveis: arrependimento (uma nova atitude de coração e
mente), acompanhado da confissão (uma demonstração audível do arrependimento),
e batismo (uma representação visível do arrependimento). João não facilita as
coisas para ninguém; ele exige muito de seus ouvintes. Arrependimento (metanoia)significa
uma mudança deliberada de atitudes, que resultam numa mudança de comportamento.Pessoas arrependidas não fogem da realidade de sua condição de pecadores,
nem procuramdesculpas para seus pecados. Elas confessam abertamente seu
pecado a Deus (cf. Lc 18.13) eafirmam que desejam viver de acordo com a
vontade de Deus.
V. 4 a comida quemente), acompanhado da confissão (uma demonstração audível do arrependimento),
e batismo (uma representação visível do arrependimento). João não facilita as
coisas para ninguém; ele exige muito de seus ouvintes. Arrependimento (metanoia)significa
uma mudança deliberada de atitudes, que resultam numa mudança de comportamento.Pessoas arrependidas não fogem da realidade de sua condição de pecadores,
nem procuramdesculpas para seus pecados. Elas confessam abertamente seu
pecado a Deus (cf. Lc 18.13) eafirmam que desejam viver de acordo com a
vontade de Deus.
João comia e as roupas que vestia (v. 6), em termos que nos remetem à roupa de
pelos e o cinto de couro de Elias (2 Rs 1.8; Zc 13.4). Desse modo, Marcos
apresenta a primeira evidência do elo entre João Batista e Elias. João é o
precursor prometido, um profeta de grande importância escatológica que cumpriu
sua missão proclamando: "Preparai o
caminho do Senhor, endireitai as suas veredas.
João vestia-se como o profeta Elias (2Rs 1.8; cf. Zc 13.4).pelos e o cinto de couro de Elias (2 Rs 1.8; Zc 13.4). Desse modo, Marcos
apresenta a primeira evidência do elo entre João Batista e Elias. João é o
precursor prometido, um profeta de grande importância escatológica que cumpriu
sua missão proclamando: "Preparai o
caminho do Senhor, endireitai as suas veredas.
Provavelmente, usasse uma capa de pêlos de camelo e se cobrisse, da cintura
para baixo até os joelhos, com uma veste de couro que substituía a túnica.
V. 5 muitas pessoas iam ter como elepara baixo até os joelhos, com uma veste de couro que substituía a túnica.
V.6 Batismo de arrependimento para remissão de pecados: O
batismo de João não era só uma purificação religiosa, mas também o símbolo de
uma verdadeira conversão. Cf. At 2.38; 13.24. Os judeus celebravam vários
rituais de purificação com água (Lv 15; 16.26-28; 17.15); o batismo de João
simbolizava uma purificação não somente ritual, mas era também baseado numa
verdadeira renovação do pecador (v. 2; Mc 1.4).
De início constatamos três elementos característicos.uma verdadeira conversão. Cf. At 2.38; 13.24. Os judeus celebravam vários
rituais de purificação com água (Lv 15; 16.26-28; 17.15); o batismo de João
simbolizava uma purificação não somente ritual, mas era também baseado numa
verdadeira renovação do pecador (v. 2; Mc 1.4).
Primeiro, o batismo de João era limitado no tempo, que ia do seu chamado até a
vinda do Prometido. Depois disto João parou de batizar: "Eu vos tenho
batizado"1 (v . Ele deveria somente preparar o caminho, não
dar início a uma seita (cf Jo 3.30). Em segundo lugar, este batismo estava
ligado ã sua pessoa. Não foi em vão que ele tinha o nome de
"Batista". Jesus, Paulo e Pedro tinham quem efetuasse os batismos por
eles (Jo 4.2; 1Co 1.7; At 10.48), mas no caso de João o texto acentua que as
pessoas eram batizadas por ele (v 5,8,9). Neste contexto podemos compreender a situação
única do Batista e sua atuação. João preparava o povo para a revelação
escatológica de Deus em um novo "Sinai", chamando-o mais uma vez do
"Egito" pelo "Mar de Juncos", ou seja, o batismo. Em vista
disto, este batismo não se enquadra no simbolismo de purificação, como os
rituais judaicos, antes no simbolismo do sepultamento. Um sepultamento
documenta um falecimento. Assim o povo, com seu batismo no Jordão, testemunhava
ter morrido para o velho ser rebelde e estar-se abrindo para a salvação
vindoura (perdão dos pecados e batismo do Espírito).
V.7 víboras= Derivação: sentidovinda do Prometido. Depois disto João parou de batizar: "Eu vos tenho
batizado"1 (v . Ele deveria somente preparar o caminho, não
dar início a uma seita (cf Jo 3.30). Em segundo lugar, este batismo estava
ligado ã sua pessoa. Não foi em vão que ele tinha o nome de
"Batista". Jesus, Paulo e Pedro tinham quem efetuasse os batismos por
eles (Jo 4.2; 1Co 1.7; At 10.48), mas no caso de João o texto acentua que as
pessoas eram batizadas por ele (v 5,8,9). Neste contexto podemos compreender a situação
única do Batista e sua atuação. João preparava o povo para a revelação
escatológica de Deus em um novo "Sinai", chamando-o mais uma vez do
"Egito" pelo "Mar de Juncos", ou seja, o batismo. Em vista
disto, este batismo não se enquadra no simbolismo de purificação, como os
rituais judaicos, antes no simbolismo do sepultamento. Um sepultamento
documenta um falecimento. Assim o povo, com seu batismo no Jordão, testemunhava
ter morrido para o velho ser rebelde e estar-se abrindo para a salvação
vindoura (perdão dos pecados e batismo do Espírito).
figurado. Pessoa má, traiçoeira, ou de temperamento agressivo
Fariseus Grupo de líderes entre os judeus ao tempo do Novo Testamento, conhecidos por sua oposição a Jesus. (Mateus 5: 20)
Saduceus "Grupo de líderesFariseus Grupo de líderes entre os judeus ao tempo do Novo Testamento, conhecidos por sua oposição a Jesus. (Mateus 5: 20)
da comunidade religiosa judaica; opunham-se aos ensinos tanto dos fariseus
quanto de JESUS. No século I d.C., detiveram poder político considerável e
controlaram a suprema corte judaica no país o Sinédrio. Negavam a doutrina da
ressurreição do corpo (Mc 12:18). "Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois
que sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora realmente parecem
formosos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda a
imundícia." (Mateus 23 : 27). Vinham ao batismo: Pode
significar que simplesmente iam ver como João batizava.
V.11 Apesar da importância de sua missão, João é humilde. Naqueles dias, os discípulos serviamquanto de JESUS. No século I d.C., detiveram poder político considerável e
controlaram a suprema corte judaica no país o Sinédrio. Negavam a doutrina da
ressurreição do corpo (Mc 12:18). "Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois
que sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora realmente parecem
formosos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda a
imundícia." (Mateus 23 : 27). Vinham ao batismo: Pode
significar que simplesmente iam ver como João batizava.
seus mestres da mesma maneira que os escravos serviam seus senhores, exceto em desatar suas sandálias. Essa tarefa nem mesmo escravos hebreus realizavam. João, entretanto, é indigno de desatar as tiras das sandálias daquele que estava chegando, seu Senhor, cuja dignidade é insuperável.
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