Igreja Batista Nacional

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum da Igreja Batista Nacional de Areia Branca-RN


    Depravação Total

    Bruno
    Bruno


    Mensagens : 89
    Data de inscrição : 12/06/2009
    Idade : 34

    Alegria Depravação Total

    Mensagem  Bruno Seg Jul 06, 2009 2:35 pm


    Depravação Total

    O que é a depravação total?


    Por que eu sou considerado pecador se quando Adão pecou eu nem estava La?

    O protesto óbvio que se levanta a este ponto é: "Mas nós não contratamos Adão para pecar por nós".


    A visão realista da queda

    Que tendes vós, vós que acerca da terra de Israel,proferis este provérbio, dizendo: Os pais comeram uvas verdes e os dentes dos filhos é que se embotaram? Tão certo como eu vivo, diz o Senhor Deus, jamais direis este provérbio em Israel. Eis que todas as almas são minhas; como a alma do pai, também a alma do filho é minha; a alma que pecar, essa morrerá.

    Mais adiante, neste capítulo, Ezequiel escreve:

    Mas dizeis: Por que não leva o filho a iniqüidade do pai? Porque o filho fez o que era reto e justo, e guardou todos os meus estatutos, e os praticou, por isso certamente viverá. A alma que pecar, essa morrerá; o filho não levará a iniqüidade do pai, nem o pai a iniqüidade do filho; a justiça do justo ficará sobre ele, e a perversidade do perverso cairá sobre este (Ez 18.19,20).

    Aqui o realista encontra um texto definitivo para seu caso. Deus claramente declara que o filho não é considerado culpado pelos pecados de seu pai. Isto pareceria colocar sérias dificuldades para a idéia integral de pessoas caindo "em Adão".

    O segundo texto fundamental para o realismo é encontrado no livro de Hebreus, no Novo Testamento:

    E, por assim dizer, também Levi, que recebe dízimos, pagou-os na pessoa de Abraão. Porque aquele não tinha ainda sido gerado por seu pai, quando Melquisedeque saiu ao encontro deste (Hb 7.9,10).

    A teoria do mito da queda

    A teoria do mito da Queda, como o nome sugere, defende que não houve nenhuma queda factual ou histórica. Adão e Eva não são considerados pessoas históricas. São símbolos mitológicos imaginados para explicar ou representar o problema da corrupção humana. A história da Queda na Bíblia é um tipo de parábola; ensina uma lição moral.

    De acordo com esta teoria, os primeiros capítulos de Gênesis são mitológicos. Nunca houve um Adão; nunca houve uma Eva.

    A própria estrutura da história sugere parábola ou mito, porque inclui elementos como uma serpente falante, e objetos obviamente simbólicos como a árvore do conhecimento do bem e do mal.

    A verdade moral comunicada pelo mito é que as pessoas caem em pecado. Pecado é um problema universal. Todos cometem pecado; ninguém é perfeito. O mito aponta para uma realidade mais alta: Toda pessoa é seu próprio Adão. Toda pessoa tem sua própria queda particular. O pecado é uma condição humana universal precisamente porque cada pessoa sucumbe à sua própria tentação particular.

    A visão federal ou representativa da queda

    Em sua maior parte, a visão federal da Queda tem sido a mais popular entre os defensores da visão reformada da predestinação. A visão ensina que Adão agiu como um representante da raça humana inteira. Com o teste que Deus colocou perante Adão e Eva, Ele estava testando toda a humanidade. O nome de Adão significa "homem" ou "humanidade". Adão foi o primeiro ser humano criado. Ele está na cabeceira da raça humana. Ele foi colocado no jardim para agir não somente por si mesmo, mas por todos os seus futuros descendentes.Assim como o governo federal tem um porta-voz principal que é o cabeça da nação, também Adão era o cabeça federal da humanidade.

    A idéia principal do federalismo é que, quando Adão pecou, ele pecou por todos nós. Sua Queda foi a nossa queda. Quando Deus puniu Adão por levar embora sua justiça original, nós fomos igualmente punidos. A maldição da queda afeta a todos nós. Não somente Adão foi destinado a ganhar a vida com o suor do seu rosto, como isso tornou-se verdade para nós também. Não somente Eva foi designada para ter dores de parto, como isso tem sido verdade para as mulheres de todas as gerações humanas. A serpente errante no jardim não foi o único membro de sua espécie que recebeu a maldição de rastejar sobre seu ventre.

    Quando foram criados, foi dado a Adão e Eva o domínio sobre a criação inteira. Como resultado de seu pecado, o mundo todo sofreu. Paulo nos conta:

    Pois a criação está sujeita à vaidade, não voluntariamente,mas por causa daquele que a sujeitou, na esperança de que a própria criação será redimida do cativeiro da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus. Porque sabemos que toda a criação geme e suporta angústias até agora(Rm 8. 20-22).

    Depravação

    Para entendermos a eleição precisamos primeiro compreender a depravação total do homem. Quando falamos do homem como sendo totalmente depravado, quer dizer que sua natureza é corrupta, perversa e totalmente pecaminosa. O termo total é usado para indicar que todo o ser do homem foi afetado pelo pecado. A corrupção estende-se a todas as partes do homem, corpo e alma. O pecado afetou a totalidade das faculdades humanas - sua mente, sua vontade, etc. Todas as pessoas estão numa corrupção total pelo pecado, estão mortas no pecado(Efésios 2: 1) (Colossenses 2:13). Acho que não existe palavra melhor para descrever o estado humano do que o termo morto, eles não podem ter nenhuma ação espiritualmente boa por que eles estão mortos no pecado,suas atitudes são apenas para o mal (Romanos 3: 12), eles não querem a Deus(Romanos 3:11),então o homem por causa do pecado não deseja a Deus, Sua vontade esta escravizada pelo pecado (I JO 5.40). Portanto em nos mesmo não podemos aceitar o Sacrifício de Cristo, Pois essa atitude é espiritualmente boa e não temos nenhuma atitude espiritual segundo a bíblia, então sem um agir soberano de Deus em nossas vidas todos iriam para o inferno, pois,não existe salvação sem Jesus (Atos 4 : 12). Pode-se dizer que o homem tem um livre arbítrio, mas por causa do pecado suas atitudes são apenas para o mal e nunca para o bem. Essa depravação foi herdada de Adão,devido a sua atitude pecaminosa, e foi passada de geração a geração(RM 5.12-19).

    O estado de morte está ligado ao nosso estado moral, (EF2. 1). OS homens não regenerados estão sempre fazendo o que Deus Proíbe. (Quebrando as leis de Deus). Delitos e pecados esclarecem bem que o pecado afetou as faculdades humanas.

    Spurgeon diz: se alguém peça que pelo menos uma parte da sua salvação dependeu do seu livre arbítrio nada ele sabe sobre a graça e Cristo.

    Wilthfiel Disse: o homem tem um livre arbítrio para ir para o inferno e não para o céu.

    "Porque, quando éreis servos do pecado, estáveis livres da justiça." (Romanos 6:20) Nos éramos servo do pecado,a palavra servo significa: aquele que é subordinado, dependente, na condição de criado ou escravo, aquele que obedece ou serve a alguém.O homem era dominado pelo pecado suas ações eram conforme a sua natureza pecaminosa,todas as suas vontades eram de acordo com o seu Senhor,o Pecado.Sabemos que o pecado não é um senhor bonzinho pelo contrario ele é um “inimigo” da Santidade de Deus. Dessa maneira nenhuma pessoa conseguiria olhar para Cristo, ir até ele e o aceitar como salvador pessoal.

    É a minha vontade que controla a mente e a carne ou é a carne e pensamentos que controla a vontade. A vontade do homem está ativa constantemente.mas ela jamais agirá fora da sua natureza.

    Lei da Escolha de Edwards é esta: "A vontade sempre escolhe de acordo com sua mais forte inclinação do momento". Isto significa que toda escolha é livre e toda escolha é determinada. a lei é esta: Nossas escolhas são determinadas por nossos desejos. Elas continuam sendo nossas escolhas porque são motivadas por nossos próprios desejos. Isto é o que chamamos de autodeterminação, que é a essência da liberdade.

    A Queda - Até Onde?

    Levaria muito tempo para mencionarmos outras provas das Escrituras. Vamos,no entanto, nos referir à grande doutrina da Queda. Qualquer pessoa que acredita que a vontade do homem é inteiramente livre, e que pode ser salva por meio dela, não acredita na Queda. Como, às vezes, tenho lhes dito: poucos pregadores acreditam plenamente na doutrina da Queda, ou então apenas acreditam que Adão, quando caiu, quebrou seu dedo mindinho, e não seu pescoço, arruinando assim a sua raça. Ora, amados, a Queda quebrou o homem completamente. Não deixou nenhuma capacidade inalterada; todas foram despedaçadas, degradadas e manchadas. Como um poderoso templo, os pilares podem estar ali, as colunas, até o pilar principal, mas, todos eles foram quebrados, ainda que alguns retenham suas formas e posições. Às vezes a consciência do homem retam muito a sua ternura - no entanto, esta caída. A vontade também não está isenta. Embora seja o maioral de Mansoul - conforme Bunyan o chama - o maioral erra. O senhor vontade - voluntarioso - estava continuamente errando.

    A natureza caída que vocês tem foi colocada fora de ordem; sua vontade,entre outras coisas, afastou-se completamente de Deus. Eu lhes direi que a melhor prova disso: é o grande fato de que nunca encontraram um cristão, em toda a sua vida, que dissesse que ele veio a Cristo, sem que antes Cristo tivesse vindo a ele.

      Data/hora atual: Seg maio 13, 2024 3:12 am