V.10 E se cristo esta em nos, depois de tudo
isso que já vimos do que é de fato esta em cristo, depois de tão grande
explicação, de forma tão clara e simples, podemos agora ter consciência e não
ficar nos iludindo dizendo e fazendo coisa que até nos sabemos que não são
verdadeiras. Outra forma que também podemos
explicar o versiculo é este:"Se Cristo habita em
vocês, então, embora o seu corpo esteja ainda sujeito àquela morte temporal que
é conseqüência do pecado, o Espírito que fez morada em vocês, o Espírito vivo
e vivificante, dá-lhes aquela vida eterna que é conseqüência da
justificação"
V.11 é
uma promessa para Crentes, Ele exalta o Espírito, ele diz que o mesmo espírito o
qual ressuscitou a Cristo o unigênito filho de Deus, o único homem que nunca pecou,
todo fez para glorificar o Pai, o mesmo Espírito ressuscitador de Cristo, Habita
em nós, isso quer dizer que ele mora em nós, permanece, está presente na vida
de cada crente. Deus que ressuscitou a Cristo trará devo a vida os nossos
corpos mortais, pelo Espírito dele, que esta em nós.
V.12-13
não somos devedores a carne para vivermos segundo ela, os crentes não são
obrigados a viverem segundo a carne, eles são livres de qualquer divida com
relação à natureza pecaminosa, que nos leva a morte eterna, antes pelo Espírito
mortificamos as obras do corpo, se nos falta o Espírito não podemos mortificar
as obras do corpo, então todos aqueles que falta Este presente de Deus, não
podem realizar tal feito e o seu futuro é a perdição eterna. Através do
Espírito castigamos o nosso corpo, não fazendo o que traz força a ele, antes
praticando o que agrada o Espírito Santo, dessa forma ele estará sendo morto,
sendo ferido pelas obras santas da terceira pessoas da trindade, operadas
através de nós. Realize tal feito andando em Espírito, Procure fazer coisas
parecidas com as de Jesus em cada momento de Sua vida. (GL 6.)
V.14
aqui ele já começa a entra no assunto de forma mais direta, preste atenção o
que Deus fez na vida do Crente: Ele era filho da desobediência,todas as suas
atitudes eram contra as leis de Deus, no momento em que ele é regenerado começa
a se concretizar o plano de Deus na vida dele, Quando somos guiados pelo Espírito,nos
somos direcionados por ele,Seguimos sua Direção, é ele que diz para onde
devemos andar, obedecemos a o seu chamado. Todos os que são guiados por esse
Guia são filhos de Deus. Primeira coisa que devemos notar é que nem todos são
Filhos de Deus, apenas os que são dirigidos pelo Santo Espírito. Outra coisa
que podemos notar é que a filiação esta intimamente relacionada com a terceira
pessoa da Trindade, uma natureza espiritual, Os filhos de Deus são Santos por
serem guiado por essa pessoa.
V.15 não recebemos um espírito que escravo do pecado, e por
isso não precisamos temer,o castigo que tem para esses,mas recebemos o espírito
de Adoção, somos adotados por Deus, pelo Espírito recebemos essa graça de
sermos filhos, agora temos uma posição familiar diante do Pai, não foi eu que
adotei Deus por Pai,Antes ele Me viu perdido em pecados sem direção para onde
ir,sem uma família espiritual, E Ele em sua infinita misericórdia nos fez seus
filhos por Adoção, O Espírito Santo é que nos torna filho por adoção. Isso está
ligado a um novo relacionamento entre você e Deus, agora Deus te adotou de
livre e espontânea vontade, a intimidade que um filho tem com o Pai. Medite um
pouco o que você era antes da adoção e o que Deus te tornou através do seu
filho.Por esse Espirito clamamos Ao Deus santo; papai. Agora pertenço a família
do todo poderoso, vou morar em sua casa, poderei ter um relacionamento de Pai e
Filho, um pai presente, companheiro, que cuida de mim.Agora que somos filhos
estamos sujeito ao cuidado do pai celestial,e a sua disciplina:"Eu
repreendo e castigo a todos quantos amo; sê pois zeloso, e
arrepende-te." (Apocalipse 3 : 19).
O Espírito de adoção (AV) é assim chamado porque os que são guiados pelo Espírito de Deus
é que são filhos de Deus (versículo 14). "O Espírito de adoção" ou de filiação (huiothesia)
ê, em outras palavras, o Espírito que torna os crentes filhos de Deus e os
capacita a chamarem a Deus seu Pai. Em Gálatas 4:6 eles são capacitados a fazê-lo
pelo "Espírito
de seu Filho", pois quando os crentes se dirigem a Deus usando o mesmo nome usado por Jesus, é
evidente que Seu Espírito está neles agora. O termo "adoção" pode
soar com certo artificialismo aos nossos ouvidos. Mas no primeiro século A. D., um filho adotivo
era um filho escolhido
deliberadamente por seu pai adotivo para perpetuar seu nome e herdar seus bens. Sua condição não era
nem um pouco inferior à de um filho segundo as leis comuns da natureza, e bem podia desfrutar da
afeição paterna o mais
completamente e reproduzir o mais dignamente a personalidade do pai.
Aba, Pai. Esta frase ocorre em outros
dois lugares do Novo Testamento — em Marcos 14:36 e Gálatas 4:6 (ver notas logo
acima, pp. 128-134). Em grego é Abba, ho pater, em que ho pater ("o
Pai") simplesmente indica o significado da palavra não-grega Abba.
Abba é palavra
aramaica (no "estado enfático") que veio a ser usada pelos judeus (e até hoje é usada pelas
famílias que falam o hebraico) como o termo familiar com o qual os filhos se dirigem ao seu pai.
Marcos 14:36 apresenta
Jesus fazendo uso desse termo na oração que fez no Getsêmani. A importância disto jaz no
fato de que Abba não era, e não é, o termo usado pelos judeus ao se
dirigirem a Deus como seu Pai. Mas o fato de que esta palavra aramaica se
introduziu no vocabulário litúrgico das igrejas gentílicas indica enfaticamente que ela era
usada desse modo por Jesus, e Marcos 14:36 o confirma. Há boa base para supor
também que, quando Jesus ensinou Seus discípulos a começarem suas orações com: "Pai, santificado seja
o teu nome" (RV, AA), a palavra que usou para "Pai" foi Abba.
Isto explica suficientemente a passagem do termo aramaico para o uso dos
cristãos de língua grega.
Sobre Abba, Pai diz
Lutero: "Esta é uma palavra tão pequenina, e no entanto abrange todas as
coisas. A boca não fala assim, mas o afeto do coração fala desse modo. Ainda que eu
seja oprimido pela angústia e terror de todo lado, e pareça estar abandonado e
ter sido totalmente expulso da Tua presença, contudo sou Teu filho, e Tu és meu
Pai, por amor de
Cristo: sou amado por causa do Amado. Por conseguinte, esta pequena palavra, Pai,
concebida efetivamente no coração, sobrepuja toda a eloqüência de Demóstenes, de
Cícero, e dos mais eloqüentes retóricos que já houve no mundo. Esta matéria não se expressa com
palavras, mas com gemidos, gemidos que não podem ser proferidos com palavras ou
com oratória, pois nenhuma língua
os pode expressar" (sobre Gl 4:6, tradução de Middleton).
V.16 Esse Espírito afirma com certeza que
somos Filhos de Deus; assegura ao nosso Que Deus me adotou, e sou seu Filho,
Ele confirma junto a mim que de fato eu sou um dos seus amados filhos, ele dar
a certeza que sou um filho de Deus.Esse fato só ocorre nos Crentes.Muito se tem pregado sobre
experiências,falando de experiências que não tem nada de Deus, e sim de emocionalismo, a intenção não
é expor a bíblia de forma clara e simples,porém seus propósitos são puramente o
Dinheiro e o prestigio(poder),eles colocam o evangelho distante do que é.Pregando
somente aquilo que lhes convêm. Mas quando um verdadeiro pregador fala de experiência diz semelhante a Jonathan
Eduards Vejamos agora o que ele diz acerca do
testemunho do Espírito junto dos nossos espíritos. Há muita confusão sobre isso
no presente. Como é que vocês interpretam Romanos 8:15-16? Eis
como Jonathan Edwards trata do testemunho do Espírito:
"Houve casos,
anteriormente, de pessoas a bradarem em transporte de júbilo divino, na Nova
Inglaterra. Temos um caso, nas Memórias do Capitão Clap (publicadas
pelo Rev. Prince), não de uma simples mulher ou criança, porém de um homem de
sólido entendimento, que, num elevado transporte de gozo espiritual, pôs se a
bradar em seu leito. Suas palavras, p. 9, são: "O Espírito Santo de Deus (creio
eu) deu testemunho junto com o meu espírito de que eu sou um filho de Deus; e
encheu o meu coração e a minha alma com tão completa segurança de que Cristo é
meu, e de tal maneira me transportou, que me fez bradar em minha cama, em alta
voz, Ele veio! Ele veio!" (Vol. 1,370).
A adoção é uma segurança maior do Crente , porque não podemos
perder essa Adoção, Deus não vai Deixar de Ser seu Pai,da mesma forma que você
não deixará de ser seu filho,Nesse momento você passa a ser De Deus de uma
forma intima e Segura.
V17 Por sermos filhos somos herdeiros, Herdeiros de Deus e
co-herdeiros de Cristo. Isso se chama Graça, eu não merecia nem ser salvo,
quanto mas ser filho e herdeiro, todo que é de Jesus é meu também,talvez
venhamos a sofrer aqui na terra por Cristo, pois ele veio aqui e foi perseguido
e humilhado,mas chegará um dia em que
ele virá em gloria com os seus santos, que foram glorificados em Cristo
Jesus.Que grande benção é essa, nosso coração deve exultar de Alegria.
O processo da adoção só será completo no Céu, onde o conheceremos
assim como ele nós conhece
Nota
Adicional
A Palavra “adoção” é traduzida em
grega huiothesia, e ocorre 5 vezes no Novo Testamento, em todas
epistolas da Igrejas (Romanos 8:15, 23; 9:4; Galatas 4:5; Efesios 1:5). Segundo
Léxico de Vine quer dizer: o lugar e a condição dum filho dado alguém a quem
naturalmente não pretence.” O léxico grego do Louw e Nida diz: Declara
formalmente e legalmente alguém que não é o seu proprio filho é doravante ser
tratado e cuidado como se fosse o seu proprio filho, incluindo todos direitos
de herança. A palavra“Huiothesia literalmente quer dizer, “considerar como um
filho.”
A adoção resulta num
novo relacionamento, enquanto que a regeneração é uma mudança de nossa natureza
moral. Contudo, a conexão entre elas é clara. Deus quer que seus filhos, a quem
ele ama, tenham o seu caráter e, para isso, ele toma providências.
•
No que a adoção divina difere da adoção humana:
a) A adoção humana via de regra é para suprir uma carência dos filhos naturais
– Deus sempre foi completo em si mesmo. Deus sempre se deleitou no seu Filho
unigênito
c) A adoção humana é feita sem sacrifício, a divina custou a vida do seu
Filho – A nossa adoção custou a morte do seu Filho unigênito, para fazer-nos
filhos adotivos. Deus selou nossa certidão de nascimento com o sangue do seu
Filho. Quando Deus criou todas as coisas, ele apenas falou, mas quando nos
adotou, o sangue do seu Filho precisou ser derramado.
RESULTADO DA ADOÇÃO: Nós éramos filhos da ira
e da desobediência (Ef. 2:3; 5:6), mas nascemos de Deus e mudamos de posição
(João 1:11-13). Deus passou a ser nosso verdadeiro Pai. Por isso somos
consolados nas tribulações (II Cor.1:4). Somos guiados pelo Espírito de Deus
(Rom. 8:14) e somos herdeiros dos céus com Cristo (Rom. 8:17). Passamos a
posição de filhos de Deus.
isso que já vimos do que é de fato esta em cristo, depois de tão grande
explicação, de forma tão clara e simples, podemos agora ter consciência e não
ficar nos iludindo dizendo e fazendo coisa que até nos sabemos que não são
verdadeiras. Outra forma que também podemos
explicar o versiculo é este:"Se Cristo habita em
vocês, então, embora o seu corpo esteja ainda sujeito àquela morte temporal que
é conseqüência do pecado, o Espírito que fez morada em vocês, o Espírito vivo
e vivificante, dá-lhes aquela vida eterna que é conseqüência da
justificação"
V.11 é
uma promessa para Crentes, Ele exalta o Espírito, ele diz que o mesmo espírito o
qual ressuscitou a Cristo o unigênito filho de Deus, o único homem que nunca pecou,
todo fez para glorificar o Pai, o mesmo Espírito ressuscitador de Cristo, Habita
em nós, isso quer dizer que ele mora em nós, permanece, está presente na vida
de cada crente. Deus que ressuscitou a Cristo trará devo a vida os nossos
corpos mortais, pelo Espírito dele, que esta em nós.
V.12-13
não somos devedores a carne para vivermos segundo ela, os crentes não são
obrigados a viverem segundo a carne, eles são livres de qualquer divida com
relação à natureza pecaminosa, que nos leva a morte eterna, antes pelo Espírito
mortificamos as obras do corpo, se nos falta o Espírito não podemos mortificar
as obras do corpo, então todos aqueles que falta Este presente de Deus, não
podem realizar tal feito e o seu futuro é a perdição eterna. Através do
Espírito castigamos o nosso corpo, não fazendo o que traz força a ele, antes
praticando o que agrada o Espírito Santo, dessa forma ele estará sendo morto,
sendo ferido pelas obras santas da terceira pessoas da trindade, operadas
através de nós. Realize tal feito andando em Espírito, Procure fazer coisas
parecidas com as de Jesus em cada momento de Sua vida. (GL 6.)
V.14
aqui ele já começa a entra no assunto de forma mais direta, preste atenção o
que Deus fez na vida do Crente: Ele era filho da desobediência,todas as suas
atitudes eram contra as leis de Deus, no momento em que ele é regenerado começa
a se concretizar o plano de Deus na vida dele, Quando somos guiados pelo Espírito,nos
somos direcionados por ele,Seguimos sua Direção, é ele que diz para onde
devemos andar, obedecemos a o seu chamado. Todos os que são guiados por esse
Guia são filhos de Deus. Primeira coisa que devemos notar é que nem todos são
Filhos de Deus, apenas os que são dirigidos pelo Santo Espírito. Outra coisa
que podemos notar é que a filiação esta intimamente relacionada com a terceira
pessoa da Trindade, uma natureza espiritual, Os filhos de Deus são Santos por
serem guiado por essa pessoa.
V.15 não recebemos um espírito que escravo do pecado, e por
isso não precisamos temer,o castigo que tem para esses,mas recebemos o espírito
de Adoção, somos adotados por Deus, pelo Espírito recebemos essa graça de
sermos filhos, agora temos uma posição familiar diante do Pai, não foi eu que
adotei Deus por Pai,Antes ele Me viu perdido em pecados sem direção para onde
ir,sem uma família espiritual, E Ele em sua infinita misericórdia nos fez seus
filhos por Adoção, O Espírito Santo é que nos torna filho por adoção. Isso está
ligado a um novo relacionamento entre você e Deus, agora Deus te adotou de
livre e espontânea vontade, a intimidade que um filho tem com o Pai. Medite um
pouco o que você era antes da adoção e o que Deus te tornou através do seu
filho.Por esse Espirito clamamos Ao Deus santo; papai. Agora pertenço a família
do todo poderoso, vou morar em sua casa, poderei ter um relacionamento de Pai e
Filho, um pai presente, companheiro, que cuida de mim.Agora que somos filhos
estamos sujeito ao cuidado do pai celestial,e a sua disciplina:"Eu
repreendo e castigo a todos quantos amo; sê pois zeloso, e
arrepende-te." (Apocalipse 3 : 19).
O Espírito de adoção (AV) é assim chamado porque os que são guiados pelo Espírito de Deus
é que são filhos de Deus (versículo 14). "O Espírito de adoção" ou de filiação (huiothesia)
ê, em outras palavras, o Espírito que torna os crentes filhos de Deus e os
capacita a chamarem a Deus seu Pai. Em Gálatas 4:6 eles são capacitados a fazê-lo
pelo "Espírito
de seu Filho", pois quando os crentes se dirigem a Deus usando o mesmo nome usado por Jesus, é
evidente que Seu Espírito está neles agora. O termo "adoção" pode
soar com certo artificialismo aos nossos ouvidos. Mas no primeiro século A. D., um filho adotivo
era um filho escolhido
deliberadamente por seu pai adotivo para perpetuar seu nome e herdar seus bens. Sua condição não era
nem um pouco inferior à de um filho segundo as leis comuns da natureza, e bem podia desfrutar da
afeição paterna o mais
completamente e reproduzir o mais dignamente a personalidade do pai.
Aba, Pai. Esta frase ocorre em outros
dois lugares do Novo Testamento — em Marcos 14:36 e Gálatas 4:6 (ver notas logo
acima, pp. 128-134). Em grego é Abba, ho pater, em que ho pater ("o
Pai") simplesmente indica o significado da palavra não-grega Abba.
Abba é palavra
aramaica (no "estado enfático") que veio a ser usada pelos judeus (e até hoje é usada pelas
famílias que falam o hebraico) como o termo familiar com o qual os filhos se dirigem ao seu pai.
Marcos 14:36 apresenta
Jesus fazendo uso desse termo na oração que fez no Getsêmani. A importância disto jaz no
fato de que Abba não era, e não é, o termo usado pelos judeus ao se
dirigirem a Deus como seu Pai. Mas o fato de que esta palavra aramaica se
introduziu no vocabulário litúrgico das igrejas gentílicas indica enfaticamente que ela era
usada desse modo por Jesus, e Marcos 14:36 o confirma. Há boa base para supor
também que, quando Jesus ensinou Seus discípulos a começarem suas orações com: "Pai, santificado seja
o teu nome" (RV, AA), a palavra que usou para "Pai" foi Abba.
Isto explica suficientemente a passagem do termo aramaico para o uso dos
cristãos de língua grega.
Sobre Abba, Pai diz
Lutero: "Esta é uma palavra tão pequenina, e no entanto abrange todas as
coisas. A boca não fala assim, mas o afeto do coração fala desse modo. Ainda que eu
seja oprimido pela angústia e terror de todo lado, e pareça estar abandonado e
ter sido totalmente expulso da Tua presença, contudo sou Teu filho, e Tu és meu
Pai, por amor de
Cristo: sou amado por causa do Amado. Por conseguinte, esta pequena palavra, Pai,
concebida efetivamente no coração, sobrepuja toda a eloqüência de Demóstenes, de
Cícero, e dos mais eloqüentes retóricos que já houve no mundo. Esta matéria não se expressa com
palavras, mas com gemidos, gemidos que não podem ser proferidos com palavras ou
com oratória, pois nenhuma língua
os pode expressar" (sobre Gl 4:6, tradução de Middleton).
V.16 Esse Espírito afirma com certeza que
somos Filhos de Deus; assegura ao nosso Que Deus me adotou, e sou seu Filho,
Ele confirma junto a mim que de fato eu sou um dos seus amados filhos, ele dar
a certeza que sou um filho de Deus.Esse fato só ocorre nos Crentes.Muito se tem pregado sobre
experiências,falando de experiências que não tem nada de Deus, e sim de emocionalismo, a intenção não
é expor a bíblia de forma clara e simples,porém seus propósitos são puramente o
Dinheiro e o prestigio(poder),eles colocam o evangelho distante do que é.Pregando
somente aquilo que lhes convêm. Mas quando um verdadeiro pregador fala de experiência diz semelhante a Jonathan
Eduards Vejamos agora o que ele diz acerca do
testemunho do Espírito junto dos nossos espíritos. Há muita confusão sobre isso
no presente. Como é que vocês interpretam Romanos 8:15-16? Eis
como Jonathan Edwards trata do testemunho do Espírito:
"Houve casos,
anteriormente, de pessoas a bradarem em transporte de júbilo divino, na Nova
Inglaterra. Temos um caso, nas Memórias do Capitão Clap (publicadas
pelo Rev. Prince), não de uma simples mulher ou criança, porém de um homem de
sólido entendimento, que, num elevado transporte de gozo espiritual, pôs se a
bradar em seu leito. Suas palavras, p. 9, são: "O Espírito Santo de Deus (creio
eu) deu testemunho junto com o meu espírito de que eu sou um filho de Deus; e
encheu o meu coração e a minha alma com tão completa segurança de que Cristo é
meu, e de tal maneira me transportou, que me fez bradar em minha cama, em alta
voz, Ele veio! Ele veio!" (Vol. 1,370).
A adoção é uma segurança maior do Crente , porque não podemos
perder essa Adoção, Deus não vai Deixar de Ser seu Pai,da mesma forma que você
não deixará de ser seu filho,Nesse momento você passa a ser De Deus de uma
forma intima e Segura.
V17 Por sermos filhos somos herdeiros, Herdeiros de Deus e
co-herdeiros de Cristo. Isso se chama Graça, eu não merecia nem ser salvo,
quanto mas ser filho e herdeiro, todo que é de Jesus é meu também,talvez
venhamos a sofrer aqui na terra por Cristo, pois ele veio aqui e foi perseguido
e humilhado,mas chegará um dia em que
ele virá em gloria com os seus santos, que foram glorificados em Cristo
Jesus.Que grande benção é essa, nosso coração deve exultar de Alegria.
O processo da adoção só será completo no Céu, onde o conheceremos
assim como ele nós conhece
Nota
Adicional
A Palavra “adoção” é traduzida em
grega huiothesia, e ocorre 5 vezes no Novo Testamento, em todas
epistolas da Igrejas (Romanos 8:15, 23; 9:4; Galatas 4:5; Efesios 1:5). Segundo
Léxico de Vine quer dizer: o lugar e a condição dum filho dado alguém a quem
naturalmente não pretence.” O léxico grego do Louw e Nida diz: Declara
formalmente e legalmente alguém que não é o seu proprio filho é doravante ser
tratado e cuidado como se fosse o seu proprio filho, incluindo todos direitos
de herança. A palavra“Huiothesia literalmente quer dizer, “considerar como um
filho.”
A adoção resulta num
novo relacionamento, enquanto que a regeneração é uma mudança de nossa natureza
moral. Contudo, a conexão entre elas é clara. Deus quer que seus filhos, a quem
ele ama, tenham o seu caráter e, para isso, ele toma providências.
•
No que a adoção divina difere da adoção humana:
a) A adoção humana via de regra é para suprir uma carência dos filhos naturais
– Deus sempre foi completo em si mesmo. Deus sempre se deleitou no seu Filho
unigênito
c) A adoção humana é feita sem sacrifício, a divina custou a vida do seu
Filho – A nossa adoção custou a morte do seu Filho unigênito, para fazer-nos
filhos adotivos. Deus selou nossa certidão de nascimento com o sangue do seu
Filho. Quando Deus criou todas as coisas, ele apenas falou, mas quando nos
adotou, o sangue do seu Filho precisou ser derramado.
RESULTADO DA ADOÇÃO: Nós éramos filhos da ira
e da desobediência (Ef. 2:3; 5:6), mas nascemos de Deus e mudamos de posição
(João 1:11-13). Deus passou a ser nosso verdadeiro Pai. Por isso somos
consolados nas tribulações (II Cor.1:4). Somos guiados pelo Espírito de Deus
(Rom. 8:14) e somos herdeiros dos céus com Cristo (Rom. 8:17). Passamos a
posição de filhos de Deus.