Igreja Batista Nacional

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum da Igreja Batista Nacional de Areia Branca-RN


    Estudo: Graça Irresistível

    Bruno
    Bruno


    Mensagens : 89
    Data de inscrição : 12/06/2009
    Idade : 34

    Estudo: Graça Irresistível Empty Estudo: Graça Irresistível

    Mensagem  Bruno Seg Jul 06, 2009 2:58 pm

    Estudo

    Sabemos que todos os homens são pecadores e que eles estão espiritualmente mortos, por esse motivo eles não buscam a Deus e não desejam a Cristo, então Deus em sua infinita Soberania escolhe aqueles que segundo o beneplácito da sua vontade serão salvos (Efésios 1 : 11), sendo que o filho morreu apenas por esses eleitos para que as benção da salvação prometida mediante acordo com o seu Pai, para beneficiar todos os eleitos por quem o filho morreu.Então ele morreu apenas para aqueles que recebem esses benefícios. Esses eleitos estão mortos antes de serem regenerados, porém quando a graça eficaz de Deus alcança suas vidas são vivificados e nesse instante podem receber a fé.

    Devemos entender bem a graça irresistível, pois talvez possa surgir confusão em sua mente, ela não significa que a graça de Deus não possa ser resistida(Atos 7:51), talvez pareça contradição mas não é, veremos qual o seu real significado, pois sabemos que muitas pessoas ao ouvir o chamado do evangelho não vêm a cristo, elas não quem renunciar aos seus prazeres, pois elas são filhas da desobediência, elas não querem a Deus,suas atitudes de Justiças são como trapos da imundice, é inexistente algo de bom nelas e nunca suas atitudes são boas. Mas o seu real significado é que Deus quando Chama os seus eleitos eles não podem resistir a esse chamado. Arminianos concordam que os homens não podem ser salvos aparte das operações graciosas do Espírito de Deus no coração. A questão é: Qual é a natureza dessa graça? Qual é a causa da fé? Por que é que alguns crêem para a salvação das suas almas e outros não? Ela é uma graça que pode ser resistida, ou é sempre eficaz para o fim em vista, e, portanto, incapaz de ser frustrada?

    Um texto que deixa bastante claro essa doutrina é Jo 6.25-71 no v.36 diz:Mas já vos disse que também vós me vistes, e contudo não credes.Jesus estar falando com muitas das pessoas que comeram na multiplicação dos Pães, pessoas que viram um grande milagre, porém mesmo assim eles não creram em Cristo de forma que a salvação chegue as suas almas. Esses é o estado do homem antes de ser regenerado ele não pode crer em Cristo para si salvar, eu não creio para ser regenerado, pois estou morto em delitos e pecado(EF 2.1), não estou vivo para ter uma atitude espiritual, assim para que possa Crer é preciso Ser vivificado pelo Espírito(EF 2.5) dessa forma posso Crer. O V.44 diz: Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou o não trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia. Seja a pessoa mais justa desse mundo ou a mais injusta,nenhuma pode ir a cristo elas são incapazes desse ato,apenas aquelas que o pai traz ao filho vão até o pão vivo.

    Será que um eleito de Deus pode resistir a essa mão poderosa que leva aqueles que devem ser salvos a Cristo? Será que podemos ser mais soberanos do que Deus, resistindo ao seu Espírito? Se for assim o mais importante na salvação não é o agir do Espírito. Um ponto que deve ser esclarecer é o seguinte; essas pessoas não vão se esperneando e gritando pedindo que Deus as soltem. Sabemos que essas pessoas são regeneradas por Deus Espírito e Depois elas Crêem no cristo, o Primeiro sinal do novo nascimento é a fé. Um exemplo disso está em Atos 16:14, onde Lídia está ouvindo pregação de Paulo. Lucas diz: “o Senhor lhe abriu o coração, para entender o que Paulo dizia”. A menos que Deus abra nosso coração, não aceitaremos a mensagem do evangelho. Esse abrir do coração é o que chamamos de graça irresistível.

    Ninguém foi a Cristo Por que teve vontade, Todos esses foram Chamados e não conseguiram resistir a esse Convite que jamais poderia ser dispensado, se somos verdadeiramente eleitos de Deus de forma alguma poderemos frustrar essa eleição. Como frustaríamos Esse Deus tão poderoso? Será que quando Deus disse haja luz ela poderia resistir e não passar a existir? Da mesma forma nós, os salvos, não conseguiríamos opor-se ao Deus que ao comando da sua voz tudo passou a Existir.O
    apelo do evangelho estende uma chamada geral externa à salvação a todos que ouvem a mensagem. Em adição a essa chamada externa, o Espírito estende uma chamada especial interna aos eleitos e só a esses. A chamada geral do evangelho pode ser, e geralmente é rejeitada, mas a chamada especial do Espírito não pode ser rejeitada. Ela sempre resulta na conversão daqueles a quem é feita:

    ROM1. 6 entre os quais sois também vós chamados para serdes de Jesus Cristo;

    ROM1.7 a todos os que estais em Roma, amados de Deus, chamados para serdes santos: Graça a vós, e paz da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo.

    ROM8.30 e aos que predestinou, a estes também chamou; e aos que chamou, a estes também justificou; e aos que justificou, a estes também glorificou.

    ROM9.23 para que também desse a conhecer as riquezas da sua glória nos vasos de misericórdia, que de antemão preparou para a glória,

    ROM9.24 os quais somos nós, a quem também chamou, não só dentre os judeus, mas também dentre os gentios?

    ICOR1.1 Paulo, chamado para ser apóstolo de Jesus Cristo pela vontade de Deus, e o irmão Sóstenes,

    ICOR1.2 à igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus,chamados para serem santos, com todos os que em todo lugar invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso:

    ICOR1.9 Fiel é Deus, pelo qual fostes chamados para a comunhão de seu Filho Jesus Cristo nosso Senhor.

    ICOR1.23 nós pregamos a Cristo crucificado, que é escândalo para os judeus, e loucura para os gregos,

    ICOR1.24 mas para os que são chamados, tanto judeus como gregos, Cristo, poder de Deus, e sabedoria de Deus.

    ICOR1.25 Porque a loucura de Deus é mais sábia que os homens; e a fraqueza de Deus é mais forte que os homens.

    ICOR1.26 Ora, vede, irmãos, a vossa vocação, que não são muitos os sábios segundo a carne, nem muitos os poderosos. Nem muitos os nobres que são chamados.

    ICOR1.27 Pelo contrário, Deus escolheu as coisas loucas do mundo para confundir os sábios; e Deus escolheu as coisas fracas do mundo para confundir as fortes;

    ICOR1. 28 e Deus escolheu as coisas ignóbeis do mundo, e as desprezadas, e as que não são, para reduzir a nada as que são;

    ICOR1.29 para que nenhum mortal se glorie na presença de Deus.

    ICOR1.30 Mas vós sois dele, em Cristo Jesus, o qual para nós foi feito por Deus sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção;

    ICOR1.31 para que, como está escrito: Aquele que se gloria, glorie-se no Senhor.

    GAL1.15 Mas, quando aprouve a Deus, que desde o ventre de minha mãe me separou, e me chamou pela sua graça,

    GAL1.16 revelar seu Filho em mim, para que eu o pregasse entre os gentios, não consultei carne e sangue,

    EFE4.4 Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação;

    IITIM1.9 que nos salvou, e chamou com uma santa vocação, não segundo as nossas obras, mas segundo o seu próprio propósito e a graça que nos foi dada em Cristo Jesus antes dos tempos eternos,

    HEB9.15 E por isso é mediador de um novo pacto, para que, intervindo a morte para remissão das transgressões cometidas debaixo do primeiro pacto, os chamados recebam a promessa da herança eterna.

    JUD1.1 Judas, servo de Jesus Cristo, e irmão de Tiago, aos chamados, amados em Deus Pai,e guardados em Jesus Cristo:

    IPED1. 15 mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em todo o vosso procedimento;

    IPED2.9 Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação
    santa, o povo adquirido, para que anuncieis as grandezas daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;

    IPED5.10 E o Deus de toda a graça, que em Cristo vos chamou à sua eterna glória,depois de haverdes sofrido por um pouco, ele mesmo vos há de aperfeiçoar,confirmar e fortalecer.

    IPED5. 10 E o Deus de toda a graça, que em Cristo vos chamou à sua eterna glória, depois de haverdes sofrido por um pouco, ele mesmo vos há de aperfeiçoar, confirmar e fortalecer.

    IIPED1. 3 visto como o seu divino poder nos tem dado tudo o que diz respeito à vida e à piedade, pelo pleno conhecimento daquele que nos chamou por sua própria glória e virtude;

    APO17.14 Estes combaterão contra o Cordeiro, e o Cordeiro os vencerá, porque é o Senhor dos senhores e o Rei dos reis; vencerão também os que estão com ele, os chamados, e eleitos, e fiéis.

    Um texto que considero muito importante é o de João 5:21 “Pois, assim como o Pai ressuscita os mortos, e os vivifica, assim também o Filho vivifica aqueles que quer”. Jesus dar a vida a todos aqueles que ele desejar, Será que a graça de deus pode falhar na vida de quem Deus tencionou salvar? De forma alguma, pois seria dizer que a o querer do homem superou a soberania do filho em dar a vida aos que agradou a ele dar. O plano de Deus jamais poderá ser frustrado, ele sempre cumprirá o Seu propósito.

    Mas, a todos quantos o receberam,deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome: Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus. Aqui fica Claro varias coisas uma delas é a causa dos homens receberem a Cristo, se receber a Cristo é Crer no Seu nome, então em JO 6.36 “Mas já vos disse que também vós me vistes, e contudo não credes” e Em II TS 3.2 diz: ...porque a fé não é de todos.Entendido que a fé não é para todos e sim apenas aqueles que o Pai decidiu dar. Já que o verso diz que essas pessoas foram regeneradas pela vontade do Pai. Compreendido essa questão, resumimona assim: aqueles que foram nascidos novamente tem fé no Filho de Deus, estes foram nascidos pela vontade de Deus e não por sua vontade ou sua fé, já que o homem natural não possui a fé salvadora e essas é uma boa dádiva e arespeito disso é dito: Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação." (Tiago 1 : 17), portanto Fica claro que o homem não tem fé para se salvar, então Deus muda o coração dos eleitos e torna ele um homem espiritual para ele entender as coisas espirituais, e receber a fé, pois ele estava morto. Portanto ninguém pode resistir a tal atuação do espírito pois esse age de forma que o convence do pecado, e traz arrempedimento e fé que são sinais do novo nascimento, da graça irresistível de Deus.

      Data/hora atual: Dom maio 12, 2024 12:21 pm